Tempo frio, céu pouco nublado e temperaturas mínimas a variar entre os quatro graus negativos e os sete graus é o quadro que aguarda os portugueses no final de 2014 e nos primeiros dias de 2015, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A informação daquele organismo dá conta que entre 29 de dezembro e 04 de janeiro, as previsões apontam para tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, com formação de geada e com vento do quadrante leste, por vezes forte, nas terras altas.
No que diz respeito às temperaturas, o IPMA prevê que a mínima oscile entre os zero e os quatro graus negativos nas regiões do interior e entre os três e os seis graus centígrado para as zonas do litoral. Já a temperatura máxima poderá variar entre os três e os sete graus centígrados nas regiões do interior e entre os nove e os treze graus centígrados no litoral.
Conselhos úteis em tempo de frio
É importante manter uma temperatura constante dentro de casa, preferencialmente entre os 18º C e os 21ºC. É provável que não consiga ter todas as divisões da casa aquecidas ao mesmo tempo. Nesse caso, deve escolher aquelas onde passa mais tempo, como a cozinha e a sala de estar.
Quanto ao quarto, um pouco antes de se ir deitar, comece a aquecê-lo. Mas evite dormir com aquecimentos ligados perto de si, especialmente se eles forem de combustão (braseiros e lareiras, por exemplo). Cuidado também com os sacos de água quente, tentando prevenir que vertam ou rebentem.
Não se esqueça de hidratar frequentemente as mãos, a cara, os pés e os lábios e beba muita água. E em vez de vestir uma única peça de roupa muito grossa, opte por usar várias camadas de roupa mais fina. Esta opção ajuda à circulação sanguínea e a uma temperatura corporal constante. Evite fazer exercício físico ao ar livre, caso o esforço seja considerável. Se optar por fazê-lo, não se esqueça do aquecimento, imprescindível para evitar lesões.