O Sporting protagonizou hoje a grande surpresa da primeira jornada da terceira fase da Taça da Liga de futebol, ao ganhar por 2-0 em Guimarães com uma equipa assumidamente de `segunda linha´.
Quando ainda faltam entrar em cena Benfica e FC Porto, que só se estreiam na terça-feira, o destaque vai todo para o facto deste Sporting ter feito bem melhor do que a equipa principal, que perdeu no estádio D. Afonso Henriques, por 3-0.
Na sequência do `caso do atraso´ do FC Porto, referente à época passada, o presidente do Sporting anunciou que esta época a ordem era alinhar com jogadores juniores e da equipa B, com o número mínimo de primeiras linhas, imposto pelo regulamento da prova, ou seja, cinco atletas das duas últimas convocatórias da equipa principal.
Saiu-se bem Bruno de Carvalho, que fica assim como o principal `vencedor´ desta noite. Uma vitória sobre o quarto classificado da Liga, ainda por cima fora, deixa bem encaminhado o caminho para as meias-finais.
O cabo-verdiano Heldon, que está de `malas feitas´ para a CAN, abriu caminho à vitória dos `leões´ aos cinco minutos, tendo Dramé, aos 90+4, fechado a contagem de uma especialmente saborosa vitória.
O Sporting já lidera o grupo C, com três pontos, seguido de Belenenses e Boavista, com um. Os próximos compromissos `leoninos´ são contra o Boavista (em casa), Belenenses (fora) e Vitória de Setúbal (em casa).
Na terça-feira fecha o grupo A, com o Benfica, detentor do troféu, a receber o Nacional, quando o Moreirense já recebeu e venceu o Arouca, por 2-0.
O grupo D também termina a jornada, com o FC Porto a jogar em Vila do Conde frente ao Rio Ave, finalista da edição passada. Antes, o União da Madeira, oitavo classificado da II Liga, surpreendeu o Sporting de Braga, terceiro da I Liga, a quem venceu por 2-1.
O grupo B, totalmente jogado no fim de semana, tem liderança isolada do Sporting da Covilhã (três pontos), à frente de Estoril e Marítimo (um cada).