Nos últimos dias a casa de Manuel dos Santos foi “invadida” por tudo o que era cana de televisão e de rádio e jornais e revistas. Até a Junta de Freguesia da Asseiceira homenageou o seu filho da terra mais velho, ou melhor dizendo o homem mais velho de Portugal. A festa de homenagem da autarquia decorreu na sede da Junta na aldeia da Asseiceira, mas Manuel dos Santos, com dois filhos, seis netos e oito bisnetos, teimava em dizer que lhe tinham acrescentado anos de vida, que não eram tantos, embora tenha nascido em 1905. O que mais gosta, contar histórias de outros tempos. Lembrar os bailaricos, as zaragatas e não gosta de receber nesta data os parabéns, já que sente que devem ser para-mal “ o que é que eu ando cá afazer. Deus deve ter-se esquecido de mim”.
E são muitas, muitíssimas, as que viveu. Viu o Homem chegar à Lua, passou por duas Guerras Mundiais, os muros que caíram, a revolução dos Cravos. Uma vida. Uma vida muito longa e com muito para contar.
Com uma rara lucidez, vitalidade e independência, não para quieto, gosta de estar no seu lar e só uma vez teve “pachorra” para estar só meio dia no Centro de dia da Linhaceira. Gosta de beber café e de ver televisão, antigamente gostava de beber o sue copo, mas depois confessa “ embebedava-me”. “Se não é o homem mais velho de Portugal é certamente um dos mais velhos”, refere o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Rodrigues, adiantando que a festa foi simples e reservada porque Manuel Santos “não lida com muita confusão”. De acordo com a descrição do autarca, Manuel dos Santos é uma pessoa “perfeitamente lúcida”, reside na sua casa no lugar de Grou e mantém alguma autonomia. Uma breve biografia traçada por um dos seus seis netos, José Lima, afirma que Manuel Rafael dos Santos nasceu a 23 de dezembro de 1905 na aldeia com nome de Roda Grande, freguesia de Asseiceira, concelho de Tomar, tendo mudado para o lugar vizinho de Grou quando casou com uma habitante dessa povoação. Dois filhos, seis netos e oito bisnetos Tendo tido dois filhos – António, com 80 anos, e Maria da Conceição, com 65 -, é a filha, que reside próximo da sua casa, que cuida dele diariamente.
Com seis netos e oito bisnetos, Manuel Santos, que até há poucos anos se dedicou ao trabalho no campo, “demonstra grande vitalidade e energia e prova disso é o facto de não tomar qualquer medicação diária”, refere o neto.
“Conhecido pelo seu bom humor, gosta de passear, deslocando-se ainda com energia e sem ajuda de ninguém, chegando a afirmar que ‘as bengalas são para os velhos’”, e conta, “com alguma nostalgia, ‘estórias’ dos tempos antigos, dos bailes em casas particulares e na dos seus pais, onde tocava harmónio, e dos episódios nas tabernas onde se bebia muito vinho e se assistiu a muitas zaragatas”, disse José Lima.
Segundo o neto, quando questionado sobre a possibilidade de ir para um lar de idosos, recusa perentório afirmando que “os lares são para os velhos!”.
Manuel dos Santos é o homem mais velho de Portugal
Data: