Suíça: Língua portuguesa vai ser tema de conferência a 28 de outubro

Data:

A falta de consenso quanto àquele que será o texto mais antigo escrito em português e ainda as especificidades da literatura literária na segunda metade do séc. XIII são as questões centrais da conferência.

Uma conferência intitulada “Mais de 800 anos de língua portuguesa escrita”, a proferir por Ana Maria Martins, professora da Universidade de Lisboa, realiza-se na Universidade de Zurique no dia 28 de outubro de 2014, no âmbito do Protocolo entre aquela instituição suíça (Programa de doutoramento interuniversitário) e o Camões, IP (Cátedra Carlos de Oliveira).
Aproveitando a data do Testamento de Afonso II (1214), escrito em português, organizar-se-á ainda uma sessão dedicada à «Primitiva produção escrita em português» e uma mesa-redonda sobre o Testamento de Afonso II (1214), com a participação de alunos que estudaram o documento.
Uma das questões centrais a analisar por Ana Maria Martins está relacionada com o motivo pelo qual não há consenso entre os investigadores quanto à identificação do texto mais antigo escrito em português, de entre os que são conhecidos e se situam entre o final do século XII e o início do XIII.
Que especificidades se encontram na prosa literária da segunda metade do séc. XIII, em particular o romance arturiano, relativamente à prosa produzida nos séculos seguintes, será outro dos tópicos desta conferência, que decorre entre as 14h e as 16h. Seguir-se-á a mesa-redonda e uma discussão com participação de alunos, entre as 16h e as 17h.
Ana Maria Martins é professora catedrática no Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e coordenadora científica do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.