Emigração dos Açores está a aumentar

Data:

A emigração açoriana está a crescer para a Europa, Estados Unidos e Bermudas. Quem o revela é Paulo Teves, diretor regional das Comunidades, que destaca o aumento de 50 casos na emigração do arquipélago para os Estados Unidos e Bermudas, de 2012 para 2013. Os novos emigrantes, entretanto têm uma postura diferente em relação ao meio associativo nas comunidades.
“Os potenciais novos emigrantes estão mais preocupados com a sua integração laboral, e não muito preocupados com a questão mais comunitária, da preservação da cultural, do movimento associativo, ou então, têm ido para outros destinos que não são os nossos destinos tradicionais, como são os Estados Unidos, Canadá, Bermuda e talvez o Brasil”, afirma Paulo Teves.
Mas o mesmo responsável admite não existirem números reais sobre a emigração de açorianos. “Especialmente os mais jovens, aproveitam alguns programas internacionais de mobilidade, de estágios, e, quiçá, vão ficar por fora”, revelou, acrescentando que estes optam mais pelos países europeus.
Em contrapartida, também está a aumentar, o número de estrangeiros que opta por residir e trabalhar nos Açores. Em 2013 residiam 3614 imigrantes no arquipélago, mais 270 do que no ano anterior. “Pode haver reagrupamento familiar, imigrantes que já aqui residiam e agora trouxeram os seus familiares”, aponta Paulo Teves. Os Açores foram a segunda região do país a registar um maior aumento de imigrantes, mas terão diminuído as nacionalidades estrangeiras: se em 2012 os imigrantes nas ilhas eram provenientes de 80 países, em 2013 eram naturais de 75 países.
Brasileiros, alemães, franceses, ingleses e chineses são os que mais procuram as ilhas para viver. Mas o número de norte-americanos a residir nos Açores foi o que mais cresce passando de 267 em 2012 para mais de 570 em 2013, destaca a reportagem da RTP Açores. Paulo Teves refere que poderá estar a haver um regresso de emigrantes açorianos “que trouxeram, por exemplo, os seus filhos, que são cidadãos norte-americanos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.