Norte-americana escreve livro infantil sobre imigrante açoriana

Data:

A editora comunitária ‘Portuguese Heritage Publications of California’ acaba de publicar o livro «Maria e a Bezerrinha Perdida», a sua primeira obra de literatura infantil. Escrito pela norte-americana Kate Morejohn, destaca a presença histórica dos portugueses de origem açoriana nas vacarias (leitarias) do promontório de Marin, na Califórnia, bem como a sul e oeste do condado do mesmo nome.
Foi durante as suas corridas naquela região que Kate Morejohn reparou que a paisagem era parecido com a dos Açores e teve a ideia para o livro «Maria and the Lost Calf». “Corro muito frequentemente em Marin, perto de São Francisco, e encontro muitas vezes vestígios da presença açoriana e das suas leitarias. Enquanto corria, muitas vezes à chuva, comecei a pensar como teria sido difícil ser uma jovem rapariga naquela zona muitos anos antes”, explicou a autora à agencia Lusa.
O tema desenvolveu-se na sua cabeça durante vários anos e acabou por transformar-se no livro num livro infantil e bilingue publicado pela Portuguese Heritage Publications of California, uma organização sem fins lucrativos que estimula a investigação sobre a presença portuguesa naquele estado norte-americano. A história decorre no início do século passado, quando a personagem principal, Maria, perde o seu bezerro que estava prometido para as festas do Espírito Santo. Quando decide procurá-lo, embarca numa aventura onde lembra a vida nos Acores, antes de emigrar para os Estados Unidos.
Apesar de a autora não ter origens portuguesas, cresceu numa quinta em Santa Clara, uma zona com uma grande população açoriana. “Tinha muitos amigos de diferentes culturas, incluindo portugueses. Conheci a sua ética de trabalho, as suas grandes e próximas famílias. Quando eu e o meu marido casámos, criámos os nossos filhos com esses mesmos valores, de trabalho árduo, amor e honra”, explicou.
Um leitor, que se identificou como Kitano, disse que o livro o comove. “Esta história leva-me até às lágrimas quando a leio aos meus filhos. As ilustrações são majestosas. A história está cheia de emoção e da linda herança portuguesa com que a Maria é abençoada”, escreveu o leitor, numa mensagem enviada à Portuguese Heritage Publications of California.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.