Premiado projeto com potencial no tratamento do cancro

Data:

Uma equipa da Universidade Nova de Lisboa, liderada pela investigadora Paula Videira, venceu o Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2013. Escolhido entre 29 projetos candidatos de vários institutos de Portugal e do estrangeiro, «Anticorpos trifuncionais e tecnologias baseadas em células dendríticas: uma abordagem combinada à imunoterapia para o cancro», recebeu o prémio por causa do seu “elevado potencial de desenvolvimento e aplicação no tratamento do cancro”, como explica um comunicado divulgado à imprensa pela farmacêutica Bluepharma.
A equipa de Paula Videira desenvolveu um anticorpo capaz de reconhecer o antígeno glicosídico, presente em mais de 80% dos carcinomas humanos, incluindo cancro da mama, cancro gástrico, cancro do pâncreas e cancro da bexiga e ausente em células normais. “Este antigénio tumoral surge na fase inicial do tumor tornando-o um excelente candidato para atingir as fases iniciais de malignidade e assim para controlar a progressão da doença”, explica o mesmo comunicado.
O projeto liderado por Paula Videira recebeu 20 mil euros para apoiar o desenvolvimento de uma prova de conceito que permita demonstrar a viabilidade da sua aplicação. Este apoio poderá traduzir-se num apoio suplementar de 30 mil euros, uma vez provada a sua viabilidade de mercado.
O Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra distingue de dois em dois anos um projeto de investigação inovador na área das Ciências da Saúde que tenha sido realizado total ou parcialmente em instituições portuguesas por investigadores nacionais ou estrangeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.