Presidente da República visita a China com projeção da língua portuguesa na agenda

Data:

O presidente Aníbal Cavaco Silva realiza de 12 a 18 de maio uma visita oficial, num périplo que inclui Xangai, Pequim e Macau. “Para além da agenda política, a visita incluirá fortes componentes económica, cultural e académica”, realçou em Lisboa a Presidência da República portuguesa. Além do homólogo chinês, Cavaco Silva vai encontrar-se com o primeiro-ministro e com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Li Keqiang e Zhang Dejiang, respetivamente, adiantou a presidência da Republica portuguesa. Li Keqiang e Zhang Dejiang são os números dois e três da hierarquia chinesa, a seguir a Xi Jinping, que é tambem secretário-geral do Partido Comunista Chinês, o cargo mais importante do país.
Durante a sua estada na China, Cavaco Silva participará em dois seminários económicos, terá “encontros de trabalho” com empresários dos dois países e visitará universidades, “onde será sublinhado o valor económico e a projeção internacional da língua portuguesa”, indicou ainda o Palácio de Belém.
É a primeira visita de um chefe de Estado português à China em quase uma década. O presidente português é esperado no dia 12 à tarde em Xangai, a primeira etapa da viagem, mas o programa oficial da visita só começa no dia seguinte, disse à agência Lusa fonte diplomática.
Considerada a “capital económica da China”, Xangai é a maior cidade chinesa, com cerca de 24 milhões de habitantes, e a mais cosmopolita, a seguir a Hong Kong. A cerimónia oficial de boas vindas está marcada para dia 15 de maio, em Pequim, onde Cavaco Silva vai encontrar-se com o presidente Xi Jinping e os dois outros líderes chineses.
O último presidente português recebido na China foi Jorge Sampaio, em janeiro de 2005.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.