Lisboa: Capela do Palácio Ajuda reabre ao fim de um século

Data:

 A capela do Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde estará exposta a única tela de El Greco, em Portugal, “Santa face de Cristo”, reabriu ao público, depois de encerrada há mais de um século. O diretor do Palácio, José Alberto Ribeiro, disse que reabrir a capela é “devolver ao olhar do público um espaço desconhecido”.  O óleo de El Greco é datado do primeiro quartel do século XVII, passa a fazer parte do programa museológico da capela, tendo sido adquirido pelo rei D. Luís, marido de D. Maria Pia.
A capela está encerrada desde a proclamação da República em 1910, e o seu restauro “seguiu as indicações documentais de 1910, a partir dos arrolamentos judiciais [da República] do que estava em cada divisão do palácio real e é muito fiel ao que seria no final da monarquia”, disse José Alberto Ribeiro. O projeto da capela, explicou José Alberto Ribeiro, visou “restaurar o espaço que é muito bonito, e mostrar algumas peças de referência da coleção do palácio, como pinturas importantes de mestres italianos dos séculos XVII e XVIII, escultura e alfaias religiosas” em prata.
Referindo-se à capela, José Alberto Ribeiro explicou que é “construída quase toda em madeira, num programa decorativo feito pelo arquiteto Manuel Ventura Terra, em finais do século XIX, com o pintor Veloso Salgado, autor da pintura de Nossa Senhora com o Menino, que é o orago”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.