Abrantes: Dia Mundial da Água assinalado com reabertura de fontanários

Data:

O Dia Mundial da Água foi assinalado em Abrantes com a reabertura de cerca de 30 fontanários que estiveram encerrados vários anos, anunciou o município. O presidente dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) disse que os primeiros dois fontanários a reabrir serão os de Matagosa, na freguesia do Carvalhal, e de Água das Casas, freguesia de Fontes, de um total de “cerca de 30 fontanários que vão ser devolvidos à população” de todas as freguesias do concelho.
“Os fontanários têm uma função muito própria e encerram em si uma boa parte da história das freguesias e dos lugares mais rurais, pelo que entendemos realizar um investimento para a sua reabertura, com o apoio de proximidade das juntas de freguesias e para que não se repitam situações de abuso e de desperdício de água”, observou o também vereador Manuel Jorge Valamatos. Os fontanários tinham sido encerrados devido à má utilização – algumas pessoas deixavam as torneiras ligadas ou lavavam ali os carros, por exemplo –, pelo que os SMA instalaram agora “torneiras temporizadas”.
“Muito rapidamente, durante as próximas semanas, teremos os cerca de 30 fontanários a funcionar em todas as freguesias do concelho e penso que as populações vão servir-se dos fontanários com correção e responsabilidade”, defendeu.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, os SMA, em parceria com a autarquia, estão a promover ações de sensibilização junto dos alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, com a organização de visitas à Estação de Tratamento de Água da Cabeça Gorda, junto à albufeira de Castelo do Bode.
“O objetivo é proporcionar às crianças um conhecimento da origem da água que se consome, bem como todo o processo desde a sua captação à distribuição”, apontou o responsável.
A ação visa ainda “sensibilizar e estimular a comunidade juvenil para o consumo de água da rede”, tendo como pano de fundo um projeto de alargamento do abastecimento de água para consumo humano a partir da Albufeira de Castelo do Bode a toda a população do concelho, um projeto que vai durar quatro anos e que se vai iniciar “em breve”. “Queremos sensibilizar para o consumo de água da torneira, a água da rede, porque é água com qualidade e que pode e deve ser consumida com toda a confiança”, reiterou Manuel Jorge Valamatos.
No sábado vão ser ainda desenvolvidas algumas ações de sensibilização junto dos cidadãos desportistas, com a distribuição de kits e de vasilhas de água promocionais para usar no consumo de água da rede pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.