China: Obra de Saramago lançada em Pequim

Data:

A edição chinesa do romance «Ensaio sobre a Lucidez», de José Saramago, foi lançada a 11 de março, com tradução de Fan Weixin, e integra uma coleção dedicada aos Novos Clássicos, que inclui obras de Garcia Marquez, Murakami e outros autores. Na mesma sessão, realizada no Instituto Cervantes em Pequim, com a participação de dois escritores chineses (Yan Lianke e Ren Xiaowen), foi ainda lançada uma reedição de «Ensaio sobre a Cegueira», traduzida também por Fan Weixin.
“É um marco assinalável na promoção e divulgação da literatura portuguesa junto do público chinês, tornando-a ainda mais internacionalmente conhecida”, disse a professora Clara Oliveira, da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beiwai).
Falando em representação do Embaixador de Portugal na China, Clara Oliveira salientou que o anúncio da sessão na conta da embaixada na rede social Sina Weibo, o Twitter chinês, “suscitou milhares de comentários”.
As duas obras fazem parte do catálogo da Thinkingdom Media Group, uma das maiores editoras privadas chinesas, que pretende reeditar ainda este ano «Memorial do Convento», traduzido também por Fan Weixin, há 16 anos, e em 2015 tenciona publicar mais dois títulos de Saramago, ainda inéditos na China: «O Cerco da Cidade de Lisboa» e «As Pequenas Memórias».
Em declarações à agência Lusa, Fan Weixin contou que demorou cerca de quatro anos para completar a tradução de «Ensaio sobre a Lucidez». “Traduzia apenas uma ou duas horas por dia, no máximo três. Mantive segredo absoluto sobre a tradução e não pensava na edição. Se um parágrafo era fácil passava à frente, se era difícil traduzia-o logo”. “Foi um passatempo”, afirmou o tradutor. Único autor de língua portuguesa galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, Saramago visitou a China por ocasião do lançamento da tradução chinesa de «Memorial do Convento», em 1997.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.