Carrinha percorre Nelas e Carregal do Sal a dar boleia a quem precisa

Data:

Uma carrinha da Fundação Lapa do Lobo percorre de segunda a sexta-feira várias estradas dos concelhos de Nelas e de Carregal do Sal, num total de 130 quilómetros diários, para dar boleia a quem precisa. Este serviço de boleias, que completa agora um mês, é já considerado um sucesso, sendo o número semanal de utentes superior a 35.

Uma carrinha da Fundação Lapa do Lobo percorre de segunda a sexta-feira várias estradas dos concelhos de Nelas e de Carregal do Sal, num total de 130 quilómetros diários, para dar boleia a quem precisa. Este serviço de boleias, que completou um mês, é já considerado um sucesso, sendo o número semanal de utentes superior a 35. A secretária-geral da fundação, Sónia Simão, explicou que a ideia de criar este serviço surgiu na sequência de pedidos de pessoas de Lapa do Lobo que não tinham como se deslocar, por exemplo, para o posto médico de Canas de Senhorim ou para as Finanças de Nelas.
“Inicialmente, este serviço foi pensado para responder a essas solicitações. Depois, quando foi apresentado às Câmaras de Nelas e Carregal do Sal (área de abrangência da fundação), elas receberam-no com grande entusiasmo e indicaram também alguns locais que poderiam ser de passagem do serviço de boleias, para dar resposta às dificuldades das pessoas dos dois concelhos”, contou. Uma das preocupações da fundação – que é uma entidade privada com objetivos fundamentalmente culturais, educativos e de preservação do património – foi que este serviço não colidisse com os transportes públicos nem em termos de horários, nem de percurso. O serviço é gratuito e tem itinerário e horários definidos. Lapa do Lobo, Canas de Senhorim, Nelas, Laceiras, Cabanas de Viriato, Travanca de S. Tomé, Carregal do Sal, Oliveirinha e Fiais da Telha são locais onde as pessoas podem apanhar boleia.
 A carrinha chega a primeira vez à sede do concelho às 09:25 e volta a passar duas horas depois, o que dá tempo para tratar de vários assuntos.
“Acho uma ideia original, que dá imenso jeito a pessoas como eu, que não têm transporte, responde uma utente. E como estou desempregada, com o meu filho, isto caiu mesmo do céu”, frisou. Também Sérgio Loureiro, igualmente desempregado e com 57 anos, apanhou boleia para ir de Nelas, onde frequenta uma ação de formação, até Lapa do Lobo, onde vive. “É bom ser gratuito e estar disponível. Como agora, (se não fosse a carrinha) tinha de ir com o colega até ali (Canas de Senhorim), depois ir a pé ou arranjar boleia novamente. Assim sempre é melhor, é mais direto”, afirmou. Com a mesma idade e a mesma situação profissional de Conceição Dias e Sérgio Loureiro, Maria Olinda tinha por hábito ir a pé de Travanca de S. Tomé a Carregal do Sal para tratar dos seus assuntos, como “meter o carimbo” que lhe permite continuar a receber o subsídio de desemprego.
Durante a sua primeira viagem na carrinha da fundação, relatou como ficou a saber deste serviço. “Eu não sabia, agora é que eu vinha a pé e a sogra do Tó disse: ‘Ó Olinda, não vás a pé que há de passar aí uma camioneta que leva o pessoal’. E eu esperei”, contou.
Divorciada, com as filhas, os genros e os netos no estrangeiro, Maria Olinda não tinha como se deslocar para Carregal do Sal. Agora que conhece o novo serviço, pretende aproveitá-lo. “Mesmo no verão, uma pessoa vai de manhã cedo para a fazenda e depois vem e prepara-se para ir ao Carregal”, afirmou, já a fazer planos e prometendo dar a conhecer a novidade às amigas. Simão Pedro é quem conduz a carrinha de nove lugares adquirida de propósito pela fundação para este serviço. É não só condutor, mas também muitas vezes confidente.
“Vão à farmácia levantar os medicamentos, fazer análises, à Câmara pagar a água, levantar a reforma e é engraçado porque me contam isso tudo”, afirmou, acrescentando que já lhes explicou não ser preciso darem justificações. Sónia Simão referiu que, além do investimento inicial na carrinha, dos seguros obrigatórios e do salário do motorista, este é um serviço que não fica muito caro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.