Câmara do Fundão vai comprar convento

Data:

A Câmara do Fundão vai investir 204 mil euros para adquirir um convento do séc. XVI, localizado nas imediações da cidade, que se encontra ao abandono há várias décadas, disse à agência Lusa o presidente do município.
Paulo Fernandes explicou que o acordo com o atual proprietário, um cidadão inglês, vai ser formalizado na próxima semana e “dará resposta a uma ambição antiga dos fundanenses”. “Era urgente encontrar uma forma de passar aquele imóvel de interesse histórico, cultural e social para a esfera pública, deixando-o assim disponível para os cidadãos”, apontou.
O edifício em questão – Convento de Santo António – está em avançado estado de ruína, mas a autarquia não vai “para já” realizar nenhuma intervenção de fundo, optando por transformar o espaço numa “importante oferta turístico/patrimonial”.
“Qualquer recuperação teria um valor demasiado elevado e a atual conjuntura não nos permitirá fazê-la.
Portanto, como em tanto outros monumentos nacionais e internacionais, vamos assumir a ruína e enveredar por um projeto turístico, tendo em vista a visitação e fruição do que resta do espaço”, explicou.
O autarca referiu ainda que o projeto será “complementado” com a oferta de conteúdos pedagógicos e históricos.
“Queremos que os visitantes percebam não só o valor arquitetónico deste convento, como também que fiquem a conhecer a história do mesmo”, disse.
Paulo Fernandes adiantou ainda que, “assim que a compra estiver formalizada”, o município avançará com o processo de classificação, primeiro para imóvel de interesse municipal e depois, em conjunto com o Instituto de Gestão do Património Arquitetónico (IGESPAR), para algo mais abrangente.
Em relação ao acordo, o autarca explicou que, com a realização da escritura, a “propriedade passa imediatamente para o município”, mas o pagamento é feito ao longo dos anos.
Ao proprietário, que adquiriu o espaço na década de 1980 e que tinha a intenção de o converter numa unidade hoteleira (chegaram a ser apresentados vários projetos), caberá escolher uma de duas opções de pagamento: ou recebe uma verba de mil euros por mês durante 17 anos ou opta pelo valor de 850 euros mensais durante 20 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.