Rui Machete vai intervir na abertura do Fórum Empresarial «Building a Strong Partnership» («Construindo uma Parceria Forte»), na sexta-feira de manhã, em Toronto, evento em que participará o ministro da Investigação e Inovação do Ontário, Reza Moridi e o administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) Pedro Pessoa e Costa. A intervenção de encerramento do encontro pelo Presidente da República português, Aníbal Cavaco.
No sábado, às 16h locais, o ministro vai reunir-se com o seu homólogo canadiano, John Baird e à noite estará presente num jantar de gala com os membros da Federação dos Empresários Luso-Canadianos, juntamente com o ministro das Finanças do Ontário, o lusodescendente Charles de Sousa. Durante a cerimónia será atribuído o prémio Aristides de Sousa Mendes. Esta receção é oferecida pelo chefe de Estado português e incluirá um concerto do fadista António Zambujo, com a participação de Nelly Furtado.
O Presidente da República participa na sexta-feira num pequeno-almoço na sede do TD Bank com 15 empresários canadianos e responsáveis de bancos e fundos de risco, seguido de encontros na Assembleia Legislativa do Ontário com a primeira-ministra da província, Kathleen Wynne, e o governador, David Onley.
Ainda na sexta-feira, o Chefe de Estado encerra o seminário económico Canadá-Portugal, que contará com a participação de cerca de 40 empresários portugueses, responsáveis de diferentes áreas, como o turismo, vinhos, cortiça ou os têxteis, que viajaram diretamente de Lisboa para Toronto.
No sábado, último dia da visita, Cavaco Silva terá um almoço com membros da Federação Luso-Canadiana de Quadros e Empresários, seguindo depois para uma audiência com o ministro do Comércio Externo do Canadá, Ed Fast. O último ponto de agenda da viagem será uma visita à «Luso-Canadian Charitable Society» de Toronto.
Além do ministro dos Negócios Estrangeiros, acompanham o Presidente da República na deslocação ao Canadá o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e os deputados eleitos pelo círculo Fora da Europa, Carlos Páscoa Gonçalves e Maria João Ávila.