Bola Doce de Miranda certificada como produto genuíno

Data:

A Câmara de Miranda do Douro, em parceria com a Associação Sabores de Miranda, iniciaram o processo de certificação da Bola Doce mirandesa e da Tabafeia, dois dos “mais genuínos” produtos gastronómicos das Terras de Miranda.

“Iniciámos o processo de registo do nome dos produtos e depois vamos avançar para o processo de certificação da Tabafeia e da Bola Doce mirandesa, para que sejam considerados produtos genuínos desta região”, disse à Lusa a vereadora da cultura da autarquia de Miranda do Douro, Anabela Torrão.
Tabafeia é uma espécie de alheira que apenas é produzida na região de Miranda do Douro, enquanto a bola doce mirandesa é “o ex-líbris” da doçaria local e muito apreciada um pouco por todo o lado.  “Vamos registar o nome da Bola Doce já que o produto está a ter um grande impacto na doçaria nacional sendo um verdadeiro embaixador da gastronomia mirandesa, dentro e fora de portas”, acrescentou. 
A Bola Doce Mirandesa está tradicionalmente associada à Páscoa.   Não é um bolo muito doce, “mas é envolvente”, sobressaindo o sabor “intenso” da canela. Contrariamente à maioria dos folares de Páscoa, tão típicos um pouco por todo o país, a bola mirandesa “é um doce húmido”.   A massa, igual à do pão, mas mais fina, é intercalada com camadas de açúcar e canela e o recheio também é feito em camadas.   O seu aspeto” tosco” esconde uma massa “fofa e húmida”, graças ao recheio de açúcar e canela. 
As duas entidades promovem em conjunto, no próximo fim de semana, um concurso que visa “a promoção e valorização” dos dois produtos gastronómicos e que terá lugar no discurso do festival de Sabores Mirandeses que de amanhã até domingo decorre em Miranda do Douro.  Estas e outras iguarias gastronómicas provenientes da raça autóctones com Denominação de Origem protegida como a vitela mirandesa ou cordeiro mirandês poderão ser degustados ao longo de todo o fim de semana, no decurso do Festival de Sabores Mirandesas,   Para além destas iguarias o certame contará ainda com a presença ainda com o fumeiro tradicional e doçaria regional.
A estes ingredientes junta-se a “peculiar” cultura mirandesa onde não faltarão os pauliteiros, gaiteiros e outro tipo de animação tradicional de terras do planalto mirandês. Este ano o certame foi alargado aos concelhos vizinhos de Mogadouro e Vimioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.