Projetos de arquitetura portugueses premiados por publicação de referência mundial

Data:

Quatro projetos portugueses de arquitetura foram galardoados com o prémio de edifício do ano 2014 pela Archdaily, a plataforma online internacional dedicada à arquitetura mais visitada no mundo.

Ao todo, eram 11 (em 70) os ateliers portugueses nomeados para os prémios anunciados a 29 de janeiro. Na lista de finalistas figuravam também o quartel de bombeiros que Álvaro Siza projetou em Santo Tirso, a Escola Básica e Secundária de Sever de Vouga do atelier Pedro Domingos Arquitetos, a casa de hóspedes De Lemos da Carvalho Araújo, Arquitetura e Design, a Casa das Artes de Miranda do Corvo do atelier Future Architecture Thinking, as casas para a Banda do Bom Sucesso (Óbidos) de Inês Lobo e o pavilhão desportivo N10-Eiras do atelier Comoco.
O «Archdaily Building of the Year 2014» («Archdaily Edifício do Ano 2014) visa reconhecer os arquitetos cujas obras mais impressionaram os visitantes da página da Archdaily na Internet e, nesta edição, foram selecionados onze projetos portugueses finalistas. Na categoria «Saúde» foram premiados os arquitetos Francisco e Manuel Aires Mateus, com as residências desenhadas para a Santa Casa da Misericórdia em Alcácer do Sal.
Na categoria «Reabilitação», o vencedor foi o projeto de recuperação do Chalé das Três Esquinas, em Braga, pelo arquiteto Tiago do Vale. A Escola Braancamp Freire, na Pontinha (Lisboa), construída em 1986 e redesenhada pelo atelier CVDB Arquitetos, venceu na categoria «Educação», enquanto a dupla de arquitetos Luís e Tiago Rebelo de Andrade conquistou o prémio na categoria «Hospitalidade» com as habitações ‘Three Snake Houses’, do Pedras Salgadas Park, em Bornes de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Os projetos finalistas tinham sido selecionados entre mais de 3500 obras de todo o mundo, organizados por 14 categorias, e disponíveis para votação em www.achdaily.com. A comunidade de arquitetos e visitantes registados no site, “uma inteligência coletiva de 60 mil profissionais que filtra e reconhece a melhor arquitetura”, enfatiza o ArchDaily, tem depois a responsabilidade de votar os melhores em cada categoria. No ano passado, foram dez os projetos portugueses finalistas tendo vencido o Pedras Salgadas Eco Resort da dupla Diogo Aguiar e Luís Rebelo de Andrade, novamente premiado este ano por um projeto vizinho.
Os vencedores de 2014, lê-se no site, “são únicos em vários aspetos: “nas suas qualidades espaciais e materiais, sim, mas também por aquilo que representam para as comunidades que servem”. Ao resolverem “desafios sociais, económicos e ambientais” muito específicos, eles constituem, acrescenta o comunicado, fonte de “conhecimento e inspiração” para arquitetos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.