Caso se mantivesse a percentagem, correspondia a um pagamento extra de 25 milhões de euros que os exportadores fariam por utilização dos portos”, precisou o governante relativamente ao montante do qual o Estado agora abdica. Esta é uma forma de contribuir para a retoma económica. “Significa que estamos a dar um apoio à exportação e utilização dos nossos portos de 25 milhões de euros por ano em nome da competitividade, da criação de emprego e da geração de capacidade de investimento no país.” Além de eliminar esta taxa, o Governo decidiu ainda congelar as restantes taxas portuárias este ano.
Exportações aumentam
Portugal teve, em Novembro, o sétimo maior crescimento em cadeia nas exportações para fora da União Europeia.
Portugal exportou, nos primeiros dez meses do ano passado, bens no valor de 39,6 mil milhões de euros, valor que representa um aumento de 4% (mais 1,5 mil milhões de euros) em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com dados do Eurostat.
Segundo os dados para o comércio internacional das economias europeias divulgados pelo organismo, em Novembro passado o país teve ainda o sétimo melhor contributo em termos de crescimento percentual em cadeia para o comércio externo fora da União Europeia (+ 3,3% face a Outubro), tendo exportado no valor de 1,2 mil milhões de euros. A relação comercial dos 28 países da UE com o mundo continua a recuperar, passando de um défice comercial de 3 mil milhões de euros em Novembro de 2012 para um excedente de 3,4 mil milhões de euros no mesmo mês de 2013. Também a zona euro continua a melhorar a sua posição global, ao registar um excedente comercial de 17,1 mil milhões de euros, mais 4,6 mil milhões que em Novembro de 2012.