Reino Unido: Cientistas põem alunos em Londres a falar português

Data:

Um grupo de cientistas portugueses começaram no dia 29 de janeiro, uma série de encontros em Londres com estudantes lusófonos em modelo ‘speed-dating’, para tentar estimulá-los a falarem português. O evento é organizado pela empresa ‘Native Scientist’.  
As sessões, que duram entre 60 a 90 minutos, colocam crianças dos seis aos 16 anos frente a engenheiros, biólogos ou físicos, que lhes explicam o seu trabalho, contam o percurso académico e profissional e fazem pequenas demonstrações práticas. “Funciona como o ‘speed-dating’: são divididos por grupos pequenos e vão rodando por diferentes mesas. Resulta bem porque assim permite uma maior interação”, explicou Tatiana Correia, uma das promotoras da iniciativa, através da associação Native Scientist. O objetivo, explicou, é “tentar incentivá-los a falar a língua materna, a qual nem sempre querem falar. O contato com cientistas cria um entusiasmo que os desinibe. E aprendem conceitos que de outra forma seria difícil conhecerem em português, como bactéria ou neuróticos”.
A ‘Native Scientist’ é uma organização sem fins lucrativos criada por Tatiana Correia, física, e Joana Moscoso, microbióloga, para combater a exclusão social das comunidades bilingues no Reino Unido, procurando estimular o interesse pelas ciências e pelas línguas maternas. À disposição tem mais de 30 voluntários, sobretudo cientistas portugueses expatriados, aos quais se juntaram recentemente também vários enfermeiros. As próximas sessões serão a 10 de fevereiro, 13 e 19 de março e vão alargar-se a quatro escolas, abrangendo no total mais de 100 crianças de origem lusófona que frequentam cursos de língua portuguesa em regime extracurricular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.