O Benfica confirmou esta segunda-feira que o dérbi com o Sporting, da 18.ª jornada da Liga de futebol, se realiza às 20:15 de terça-feira, depois de ter recebido um parecer favorável a garantir as condições de segurança.
“No seguimento do que ficou ontem [domingo] acordado na reunião mantida entre o presidente da Liga, respetivos delegados, equipa de arbitragem e presidentes de ambos os clubes, e que consta do respetivo relatório de jogo, o Benfica informa que, tendo recebido, ao princípio da tarde, o parecer favorável da Martifer que garante de forma expressa e incondicional as condições de segurança, o jogo se realizará na data ontem acordada”, pode ler-se no comunicado publicado na página oficial dos “encarnados” na internet.
Depois de ter sido anunciado o adiamento, a realização do encontro na terça-feira estava condicionada à avaliação que a empresa Martifer, construtora da cobertura, iria fazer dos danos causados pelo vento e das condições de segurança.
O encontro entre o Benfica, líder da Liga, e o Sporting, terceiro classificado, mas com menos um jogo do que o segundo, o FC Porto, foi adiado devido aos danos na cobertura do estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.
As equipas ainda subiram ao relvado para o aquecimento, mas, depois de recolherem aos balneários, já não regressaram. Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o seu adiamento.
A intempérie fez com que se desprendessem partes da cobertura do Estádio da Luz, que caíram sobre o relvado e as bancadas, sobretudo lã de rocha e placas metálicas. Depois de terem saído os cerca de 50.000 espetadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas.