Cientista português eleito para organismo europeu

Data:

O português Rui Aguiar, professor da Universidade de Aveiro e investigador do Instituto de Telecomunicações, foi eleito para o Comité de Gestão das Plataformas Tecnológicas Europeias (PTE) Net!Works e ISI (Plataforma Tecnológica Europeia em Comunicações Móveis).

O português Rui Aguiar, professor da Universidade de Aveiro e investigador do Instituto de Telecomunicações, foi eleito para o Comité de Gestão das Plataformas Tecnológicas Europeias (PTE) Net!Works e ISI (Plataforma Tecnológica Europeia em Comunicações Móveis). O investigador, que tem estado muito envolvido no Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), é um dos seis membros académicos de um comité que irá liderar, ao longo da próxima década, toda a investigação europeia em comunicações móveis.
“Esta nomeação vem permitir que tanto eu, como toda a comunidade científica portuguesa, possamos ter uma posição privilegiada e uma palavra a dizer no processo de definição das linhas de investigação e desenvolvimento para os próximos anos”, afirma Rui Aguiar, explicando que tal irá ajudar os investigadores lusos a focar o seu trabalho de investigação “no caminho certo e mais promissor a médio prazo”, que permita tornarem-se “mais competitivos internacionalmente”.
Sobre os desafios deste novo cargo, Rui Aguiar diz que no que respeita à comunidade de investigação, “será necessário garantir que o equilíbrio entre as universidades e a indústria é adequado, e que as diretrizes estabelecidas não comprometem a investigação no curto prazo”. “Este é o grande desafio que enfrentamos: obter o equilíbrio entre a investigação de curto e longo prazo, e estou certo que conseguiremos alcançar um equilíbrio saudável que irá manter a nossa investigação competitiva, e com impacto na sociedade do futuro”, defende o professor e investigador.
Ao assumir este cargo, Rui Aguiar torna-se no único académico português a fazer parte do comité europeu envolvido na definição da Agenda Estratégica de Investigação, que será a matriz orientadora para a Associação 5G-PPP, uma parceria público-privada composta por entidades ligadas à investigação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esta Associação irá liderar o desenvolvimento da temática ‘Advanced 5G Network Infrastructures for Future Internet’ 8 Infraestruturas Avançadas de Rede 5G para a Internet do Futuro), integrada no 8º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento da União Europeia, e que irá arrancar em 2014 por um período de sete anos, envolvendo um orçamento de cerca de 80 mil milhões de euros.
O grande objetivo desta área será desenvolver novas soluções tecnológicas – padrões, sistemas, modelos, entre outras arquiteturas – que viabilizem a criação de novas redes de comunicação inteligentes, robustas, de caráter flexível e de baixo custo. As Plataformas Tecnológicas Europeias (PTE) são um fórum que integra diversos agentes ligados a áreas específicas, reunindo investigadores, empresas e outras partes interessadas no desenvolvimento de trabalhos de investigação e inovação ao nível europeu e nacional.
A missão do Programa Carnegie Mellon Portugal é colocar Portugal na vanguarda da inovação em áreas focadas de tecnologias de informação e comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa.
O Programa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), iniciada em outubro de 2006 e já renovada até 2017.
A parceria internacional abrange mais de 300 estudantes de Mestrado e de Doutoramento de grau dual, compreende 25 projetos de investigação e tem mais de 80 empresas parceiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.