Autarcas de concelhos do Médio Tejo reclamam medidas para a saúde

Data:

Os presidentes das 13 autarquias que constituem a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) manifestaram hoje a sua preocupação com os cuidados de saúde prestados na região, reclamando por novas medidas e melhores respostas aos utentes.
Em comunicado, os presidentes da CIMT dão conta dos resultados de uma reunião em que participou o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), Joaquim Esperancinha, e a quem foi transmitida a preocupação quanto à falta de respostas ao nível das unidades de cuidados primários e à ausência de coordenação com o centro hospitalar. Os autarcas reiteram mais uma vez a necessidade de criação de uma unidade local de saúde.  “Estamos todos preocupados com os tempos de espera no serviço de urgências do CHMT, mais a mais quando sabemos que cerca de 60% dos pacientes que entram nas urgências deviam ter cuidados médicos nos centros de saúde”, disse à agência Lusa a presidente da CIMT, Maria do Céu Albuquerque (PS), que também preside à Câmara Municipal de Abrantes.
Segundo a responsável, a maior parte dos centros de saúde não tem médicos ou tem profissionais em número insuficiente para dar resposta aos utentes em termos de cuidados de saúde de proximidade – cerca de 40% da população abrangida está, inclusive, sem médico de família. “A desarticulação entre os cuidados de saúde primários é evidente. Os centros de saúde, além de terem falta de médicos, fecham cedo, cerca das 17:00, e depois, por qualquer coisinha, a população vai parar às urgências”, referiu.
Com um total de 235.621 utentes, o agrupamento do Médio Tejo tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população de 11 concelhos – Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Tomar, Torres Novas, Sardoal e Vila Nova da Barquinha – numa área territorial de 2.706 quilómetros quadrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.