O Benfica manteve a liderança da I Liga com um triunfo por 2-0 na receção ao Marítimo, numa 16ª jornada que deixou tudo igual na corrida pelo título de campeão nacional.
O apuramento à tangente do FC Porto para as meias-finais da Taça da Liga, nas quais receberá o Benfica, foi o maior destaque dos jogos da terceira jornada da terceira fase da competição.
A formação “leonina” bateu o Penafiel por 3-1 e terminou com os mesmos sete pontos e a mesma diferença de golos (cinco positivos) entre marcados e sofridos do FC Porto.
Nas meias-finais, marcadas para 12 e 13 de fevereiro, o FC Porto receberá o Benfica, vencedor do Grupo D desde a segunda ronda, tendo cumprido calendário com uma vitória sobre o Gil Vicente, por 1-0, com um golo do sérvio Sulejmani.
De facto, o Benfica, já apurado para as meias-finais, finalizou a terceira fase da prova com o pleno de triunfos, ao bater o Gil Vicente por 1-0, na casa emprestada do Restelo.
Em encontro da terceira ronda do Grupo D, Funes Mori falhou um penálti, aos 30 minutos, e o sérvio Miralem Sulejmani marcou, aos 56, o único tento dos “encarnados”, que apresentaram uma maioria de jogadores da equipa B e nenhum dos habituais titulares.
Nas meias-finais, a 27 de fevereiro, o Benfica vai deslocar-se ao reduto do vencedor do Grupo B, o FC Porto ou o Sporting, depois de um encontro em que o Gil Vicente não efetuou um único remate à baliza defendida por Paulo Lopes.
SPorting de BRAGA VAI
DEFRONTAR O RIO AVE
Só com vitórias e uma goleada sobre o Belenenses, por 5-0, o Sporting de Braga venceu o Grupo C.
O brasileiro Alan, com dois golos (quatro minutos, de grande penalidade, e 70), Rafa (41), Luiz Carlos (42) e Rusescu (82) foram os autores dos golos dos minhotos, numa partida marcada por duas expulsões, uma para cada equipa, sendo que a primeira deixou a turma de Belém reduzida a 10 jogadores logo aos três minutos.
O Rio Ave foi a última equipa a apurar-se para as meias-finais da Taça da Liga, nas quais defrontará o Sporting de Braga, após a vitória por 3-1 no terreno do Sporting da Covilhã (Braga, Ukra e Pedro Santos apontaram os tentos do Rio Ave enquanto que Forves (grande penalidade) marcou o golo de honra da equipa da Covilhã.
Na resolução das contas do Grupo A, os vila-condenses não deixaram escapar a oportunidade de qualificação, aproveitando o desaire do Vitória de Setúbal em Paços de Ferreira (0-2), já que as duas equipas entraram na terceira jornada empatadas com quatro pontos.
O Paços de Ferreira terminou no segundo lugar do agrupamento, com seis pontos, menos um do que o Rio Ave e mais dois em relação aos sadinos, enquanto a equipa serrana não conseguiu pontuar nesta terceira fase da competição.
O Rio Ave receberá o detentor do troféu Sporting de Braga, vencedor do Grupo C, nas meias-finais, a 12 ou 13 de fevereiro, sendo que a outra meia-final será disputada entre o FC Porto e o Benfica, no Estádio do Dragão.