Canadá: Emigrante português em London premiado por trabalho comunitário

Data:

Um luso-canadiano de London, no Ontário, Canadá, foi distinguido pela Associação de Construção de London (LHBA, sigla em inglês), com um prémio individual pelo trabalho efetuado em causas solidárias. Isolino Bettencourt de Sousa, de 58 anos, natural de Guadalupe (Graciosa), disse hoje à agência Lusa que o prémio “Mowbray Award”, que recebeu no final do ano passado, representa “a preocupação” que tem tido “não só com a comunidade portuguesa, mas no geral” da população.
O prémio foi atribuído depois de o emigrante português ter ajudado a construir uma habitação que foi vendida para fins solidários em prol de um lar de sobreviventes de cancro, uma instituição que acolhe doentes terminais.
Isolino Sousa foi para o Canadá em 1967 com 11 anos de idade, inicialmente para Mount Brydges (Ontário), mas mais tarde mudou-se para London. Formado em arquitetura tecnológica, ramo em que trabalha há mais de 35 anos, tem sido o supervisor de projetos da Sifton Properties, uma construtora que conta com mais de 1.200 funcionários. “Tenho tido a preocupação nas habitações que vou fiscalizando, desde o início do projeto até à sua conclusão, das questões ambientais e económicas, pois temos que pensar no futuro, nos nossos filhos, nos nossos netos”, afirmou.
Isolino Sousa também lamentou o facto de as novas gerações quererem “cada vez menos” profissões ligadas à construção civil. Por isso, tem estado a realizar palestras em escolas da cidade para “incentivar” os mais novos a seguirem aquele “caminho”. Existem no Canadá cerca de 550 mil lusodescendentes ou portugueses, estando a grande maioria no Ontário. Calcula-se que na região de London vivam cerca de 30 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.