Um português transformou o trabalho de engraxador, num império de reparação de sapatos em Nova Iorque. A ‘Leather Spa’, de Carlos Mesquita, é a loja de eleição para famosos e casas como a Chanel.
Carlos Mesquita começou o negócio em Portugal com uma banca de engraxador na barbearia do pai, mas é hoje, aos 63 anos, o dono das lojas Leather Spa, onde os nova-iorquinos reparam e personalizam os seus sapatos e outros acessórios em pele.
Atualmente, o português é o homem de eleição para casas como a Chanel e estrelas como Jennifer Lopez e já foi reconhecido pela excelência do seu trabalho em revistas conceituadas como a ‘Vogue’, ‘The New York Observer’, ‘InStyle’, e ‘New York Magazine’. Recentemente, a publicação ‘Time Out New York’ descreveu o português como “o Dr. de sapatos escolhido e celebrado pelos ricos e exigentes” da cidade norte-americana.
Carlos Mesquita foi emigrante em França até perceber numa viagem a Nova Iorque que existia uma oportunidade de negócio no país e mudou-se com a família para os Estados Unidos.
“(Quando cheguei) percebi rapidamente que não tinha nada para aprender. Tudo o que faziam era 80% abaixo do que fazíamos em França. Pensei logo: “tenho é de vir para cá ensinar””, contou à agência Lusa. O português alugou uma loja numa das zonas mais caras de Nova Iorque, na Rua 55, entre a quinta e a sexta avenida, mas o negócio não foi um sucesso imediato. “Os americanos não tinham o hábito de arranjar sapatos. Quando os estragavam, deitavam fora”, lembra.
O empresário percebeu que os americanos que compravam sapatos baratos continuariam a fazê-lo e que os seus clientes em potencial eram aqueles que investiam em calcado de luxo. Ainda assim, admite, estabelecer a ‘Leather Spa’ “foi uma luta”. “Dediquei muito tempo a este negócio. Não se cria um negócio, para o qual quase não havia clientes, de um dia para o outro”, destacou.
O empresário dá hoje emprego a 73 pessoas e tem três lojas: uma na Rua 55, uma na Grande Central Station e uma terceira no hotel de luxo Plaza, junto ao Central Park. Em média, as lojas recolhem 450 pares de sapatos e outros acessórios em pele por dia. Todo o trabalho é feito pelos 55 funcionários que trabalham numa fábrica em Queens. No sua página na internet, a ‘Leather Spa’ apresenta-se como “uma elegante boutique de acessórios em pele com uma equipa de especialistas em manusear malas de mão de luxo, sapatos e acessórios que necessitam de tratamento ou reparo”.
Carlos Mesquita tem ainda uma gama de produtos – com atacadores, ceras, palmilhas e cremes – e propostas para criar um franchise, que chegam de outras cidades norte-americanas, do Qatar, do Dubai e da Argentina.
Nos últimos anos, chegou também o reconhecimento e, com ele, o trabalho com Jennifer Lopez e outras estrelas, para quem personaliza os seus sapatos para concertos, videoclips e filmes. Quando os clientes de lojas de luxo como Manolo Blahnik ou Christian Louboutin querem reparar ou personalizar os seus sapatos, também é na ‘Leather Spa’ que confiam.
Carlos explica que passou a vida “a pensar em prazos de cinco anos”, mas agora pensa apenas em prazos de 12 meses. “O meu objetivo para o próximo ano é ganhar o mesmo dinheiro que no ano passado, mas trabalhar menos”, diz.
Atualmente, o português é o homem de eleição para casas como a Chanel e estrelas como Jennifer Lopez e já foi reconhecido pela excelência do seu trabalho em revistas conceituadas como a ‘Vogue’, ‘The New York Observer’, ‘InStyle’, e ‘New York Magazine’. Recentemente, a publicação ‘Time Out New York’ descreveu o português como “o Dr. de sapatos escolhido e celebrado pelos ricos e exigentes” da cidade norte-americana.
Carlos Mesquita foi emigrante em França até perceber numa viagem a Nova Iorque que existia uma oportunidade de negócio no país e mudou-se com a família para os Estados Unidos.
“(Quando cheguei) percebi rapidamente que não tinha nada para aprender. Tudo o que faziam era 80% abaixo do que fazíamos em França. Pensei logo: “tenho é de vir para cá ensinar””, contou à agência Lusa. O português alugou uma loja numa das zonas mais caras de Nova Iorque, na Rua 55, entre a quinta e a sexta avenida, mas o negócio não foi um sucesso imediato. “Os americanos não tinham o hábito de arranjar sapatos. Quando os estragavam, deitavam fora”, lembra.
O empresário percebeu que os americanos que compravam sapatos baratos continuariam a fazê-lo e que os seus clientes em potencial eram aqueles que investiam em calcado de luxo. Ainda assim, admite, estabelecer a ‘Leather Spa’ “foi uma luta”. “Dediquei muito tempo a este negócio. Não se cria um negócio, para o qual quase não havia clientes, de um dia para o outro”, destacou.
O empresário dá hoje emprego a 73 pessoas e tem três lojas: uma na Rua 55, uma na Grande Central Station e uma terceira no hotel de luxo Plaza, junto ao Central Park. Em média, as lojas recolhem 450 pares de sapatos e outros acessórios em pele por dia. Todo o trabalho é feito pelos 55 funcionários que trabalham numa fábrica em Queens. No sua página na internet, a ‘Leather Spa’ apresenta-se como “uma elegante boutique de acessórios em pele com uma equipa de especialistas em manusear malas de mão de luxo, sapatos e acessórios que necessitam de tratamento ou reparo”.
Carlos Mesquita tem ainda uma gama de produtos – com atacadores, ceras, palmilhas e cremes – e propostas para criar um franchise, que chegam de outras cidades norte-americanas, do Qatar, do Dubai e da Argentina.
Nos últimos anos, chegou também o reconhecimento e, com ele, o trabalho com Jennifer Lopez e outras estrelas, para quem personaliza os seus sapatos para concertos, videoclips e filmes. Quando os clientes de lojas de luxo como Manolo Blahnik ou Christian Louboutin querem reparar ou personalizar os seus sapatos, também é na ‘Leather Spa’ que confiam.
Carlos explica que passou a vida “a pensar em prazos de cinco anos”, mas agora pensa apenas em prazos de 12 meses. “O meu objetivo para o próximo ano é ganhar o mesmo dinheiro que no ano passado, mas trabalhar menos”, diz.