Ninhos de cegonha retirados da A25

Data:

A ASCENDI, concessionária da Auto Estrada A25 ( que liga Aveiro à A1)  anunciou que fez a transferência dos ninhos de cegonhas que estavam junto ao nó de Angeja, para uma zona próxima, por razões de segurança.
Numa nota à imprensa, aquela empresa informa que “procedeu a uma complexa operação de transferência para local apropriado dos 20 ninhos de cegonha-branca (Ciconia ciconia) que estavam instalados sobre os pórticos de sinalização da autoestrada A25, nas imediações de Angeja, junto à Ria de Aveiro”.
A transferência, realizada nos dias 09 e 10, com a ajuda de uma grua, é justificada pela dimensão e peso dos ninhos, que “podem chegar a atingir um metro de diâmetro e quase 500 quilos de peso” e pela sua localização “inapropriada” sobre a autoestrada.
Os ninhos construídos pelas cegonhas na Ria de Aveiro e, em particular, sobre pórticos de sinalização da A25, tinham vindo a aumentar de número nos últimos anos, pelo facto de a zona ser propícia à procriação da espécie, por terem nas proximidades variados habitats ricos em alimentação.
Segundo a ASCENDI, decorriam voos de cegonhas muito próximos dos veículos, que “colocavam em risco a integridade das aves desta espécie protegida e, particularmente, a segurança dos condutores”.
A empresa optou por transferir os ninhos para um local próximo, “construído especialmente e com as características necessárias, para fácil adaptação dos animais ao seu novo local de nidificação”.
A remoção dos 20 ninhos e o transporte para o novo local ocorreu sob a supervisão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo sido reinstalados numa estrutura construída “a escassas dezenas de metros do anterior local, por forma a acomodar as aves em local seguro, ainda assim próximo da zona que lhes é familiar”.
Dado que a espécie regressa sempre aos mesmos locais de nidificação, a ASCENDI adianta que “serão tomadas medidas para evitar a constituição de novos ninhos nos pórticos de sinalização localizados sob a via”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.