Cientista português recebe dois milhões de euros para estudar o cérebro

Data:

O estudo do mecanismo do cérebro que organiza as memórias valeu ao cientista Rui Costa, um financiamento europeu de dois milhões de euros. A verba foi atribuída ao investigador principal do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, pelo European Research Council (ERC), e destina-se ao estudo, durante os próximos cinco anos, das “bases neurais do processo de ‘chunking’”, revela um comunicado da fundação.
‘Chunking’, que em português significa organizar em módulos ou parcelas, é um mecanismo que permite organizar memórias e ações de forma eficiente no cérebro. Por exemplo, no caso de um número de telefone (351962752183) a sua organização em pequenas parcelas (351 96 275 2183) tornará mais fácil a sua memorização.
“O chunking é um mecanismo que nos permite organizar memórias e ações de forma eficiente. Sabe-se que os circuitos neuronais dos gânglios da base são importantes para este processo, no entanto, sabe-se ainda muito pouco sobre como é os elementos individuais destes circuitos neuronais estão ligados entre si”, explicou Rui Costa.
Para o investigador, “é fundamental perceber quais são, ao nível neuronal, as unidades-base deste processo. Com este projeto iremos dissecar, com uma precisão espacial e temporal sem precedentes, o papel dos sub-circuitos dos gânglios da base no processo de chunking”.
Os dois milhões de euros atribuídos pelo ERC serão aplicados em equipamento, tecnologia e numa equipa de cerca de 20 pessoas que apoiarão a realização da investigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.