Investigadores lusos pedem apoio para projeto na Antártida

Data:

Está ‘online’ até final do mês e pretende recolher fundos para comprar um drone e dinamizar os projetos de investigação na Antártida. O apelo foi feito pelo Grupo Polar da Universidade de Lisboa que tem colaborado em vários projetos de investigação na região, relacionados com o estudo das alterações climáticas e o seu impacto na Antártida.
O valor que o grupo de investigação quer recolher é de 20 mil euros e vai permitir adquirir um veículo aéreo não tripulado com capacidade para recolher imagens do solo com grande resolução e criar mapas tridimensionais com essa qualidade de imagem.
O equipamento vai utilizar uma câmara ótica e de uma câmara de infravermelhos, garantindo uma autonomia de voo próxima de uma hora e servirá para construir mapas 3D da região, que colmatassem a escassez de dados topográficos, devido aos custos elevados e às dificuldades no processo de recolha através de meios mais convencionais, como sejam a recolha de imagens através de helicóptero.
Se conseguirem reunir a verba necessária à aquisição do drone, os cientistas portugueses planeiam fazer os primeiros testes com o equipamento já a partir de fevereiro na ilha do Rei Jorge. Para 2015 o objetivo será fazerem levantamentos de pormenor nas ilhas Livingston, Deception e King George. O projeto pode ser apoiado através da plataforma portuguesa da crowdfunding PPL – http://ppl.com.pt/pt/prj/3dantartida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.