Museu da seda nasce em Castelo Branco

Data:

A APPACDM de Castelo Branco está a construir um museu da seda, um projeto financiado em 800 mil euros pela Câmara de Castelo Branco e cuja conclusão está prevista para o final do verão.

“O museu não é para a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, mas sim para a região e para o país”, disse à agência Lusa a presidente da direção da instituição albicastrense. Segundo Maria de Lurdes Pombo, a construção do museu está a ser feita pela Câmara de Castelo Branco, esperando-se que no final do próximo verão a obra esteja concluída.
“As terraplanagens já estão feitas. A APPACDM está muito reconhecida a Joaquim Morão – ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, que desde a primeira hora acreditou e abraçou o projeto”, disse Maria de Lurdes Pombo. O museu da seda surge na sequência do centro sericícola (criação do bicho da seda) da APPACDM, a funcionar há vários anos na Quinta da Carapalha, onde atualmente são produzidos cerca de 30 quilos de seda por ano.
A seda produzida, cuja marca de origem está registada com a denominação de “ecoseda”, é comercializada pela APPACDM e utilizada no bordado de Castelo Branco. “Antes de surgir o centro sericícola, a seda tinha que ser importada”, explica a presidente da direção da APPACDM. “No centro sericícola desenvolvemos todo o processo de produção, desde a criação do bicho-da-seda até ao produto final, exceto o tingimento que é feito em Famalicão, com as cores utilizadas no bordado de Castelo Branco. Podemos também fazer outras cores, mas só por encomenda”, refere Maria de Lurdes Pombo.
É precisamente a partir daqui que surge a ideia de criação de um museu da seda, “um museu vivo”, explica Maria de Lurdes Pombo, onde os visitantes vão ter a oportunidade de seguir todo o processo, desde a criação do bicho-da-seda até ao produto final. A responsável da APPACDM está confiante no sucesso deste projeto, que quer ver interligado com os restantes museus da cidade, nomeadamente com o museu do Bordado de Castelo Branco.
A APPACDM de Castelo Branco é atualmente frequentada por 442 deficientes, tem no quadro de pessoal 160 funcionários, sete professores destacados pelo Ministério da Educação e Ciência e 20 funcionários avençados. O orçamento da instituição para 2014 é de 3,6 milhões de euros, sendo que 1,6 milhões estão destinados a investimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.