Vila Verde: Associação quer certificar cavaquinhas e violas braguesas

Data:

A Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho) deverá começar em 2015 a certificar cavaquinhos e violas braguesas, dois instrumentos “com raízes” em Braga, informou a diretora-geral daquele organismo.
Segundo Teresa Costa, o processo para a certificação daqueles instrumentos passará, numa fase inicial, por estudos que demorarão cerca de nove meses. “É um trabalho muito minucioso, que tem de ser muito bem fundamentado”, explicou à Lusa. Segue-se o registo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e todos os restantes passos necessários para a formalização da certificação. A Adere-Minho já certifica cinco produtos artesanais da região, designadamente os lenços de namorados, a olaria de Barcelos, o figurado de Barcelos e os bordados de Guimarães e de Viana do Castelo.
Em termos de lenços de namorados, já foram certificados 4.500, uma marca que Teresa Costa rotula de “muito significativa”. “Os lenços são certificados um a um. Quem os faz trá-los à Adere-Minho e nós examinamo-los criteriosamente, para ver se cumprem os requisitos para terem direito ao selo de qualidade”, explicou. Com sede em Vila Verde, a Adere-Minho foi criada em 1990 com a missão de fomentar o desenvolvimento integrado da região, tendo-se entretanto tornado num organismo certificador. Teresa Costa sublinhou que o objetivo da certificação é dignificar o que é “genuinamente” da região e salvaguardar e valorizar o trabalho dos artesãos.
“Simultaneamente, evita-se que o consumidor compre gato por lebre”, rematou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.