Alijó: Dívida da câmara condiciona orçamento para 2014

Data:

 A Câmara de Alijó possui uma dívida de 29 milhões de euros, uma situação financeira que foi uma surpresa para o novo presidente e que transformou o orçamento para 2014 “num plano de pagamento de contas”.  Carlos Magalhães, eleito em setembro pelo PSD como presidente do município de Alijó, afirmou que a dívida encontrada na autarquia foi uma “surpresa”.
“Foi uma surpresa porque eu julguei que as contas de uma câmara eram rigorosas, até porque havia um plano de apoio à economia local, havia um plano de reequilíbrio financeiro, que isto tudo tinha sido muito triado e que eram rigorosos os números. Mas efetivamente os números são rigorosos quando se escondem dos outros”, salientou. Segundo o autarca, a “dívida evidenciada contabilisticamente é de 21,1 milhões de euros”. Depois somam-se “mais três milhões sem qualquer situação de enquadramento orçamental e mais 4,2 milhões de euros de dívidas que estão nas juntas mas que as juntas imputam responsabilidade à câmara”.
“Isto tudo somado dá cerca de 29 milhões de euros”, frisou.  Carlos Magalhães disse acreditar, no entanto, que vai ser possível encontrar soluções para pagar as dívidas, nomeadamente aos “empreiteiros que correram o risco de fazer obras só com autorização verbal”. Tudo isto condicionou, segundo salientou, o plano plurianual de investimentos para 2014 que “não é mais do que um plano de pagamento de dívidas”.
O orçamento do município de Alijó, aprovado por maioria na Assembleia Municipal de segunda-feira, ronda os 29 milhões de euros. O presidente salientou que a “pouca folga” existente vai ser direcionada para as questões sociais e ambientais.
“Obra nova não há nada. Está tudo no limite. O único fator que vamos poder controlar realmente é a despesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.