Frio obriga a cuidados especiais…

Data:

O inverno é sempre rigoroso na Europa e Portugal tem enfrentado dias de muito frio. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alerta para os principais problemas de saúde relacionados com o frio e a forma de os resolver. A Informações úteis tanto para quem está em Portugal ou nalgum outro país com temperaturas muito baixas.

Quando as temperaturas estão muito baixas, é importante que se mantenha quente e seguro. Crianças e idosos são grupos particularmente vulneráveis, mas qualquer um pode ser afetado. Embora permanecer em casa o maior tempo possível ajude a reduzir o risco de acidente de automóvel e quedas, poderá também enfrentar riscos domésticos. Muitas casas poderão estar muito frias quer devido à falta de energia quer pelo sistema de aquecimento não ser adequado à temperatura. Quando somos forçados a utilizar aquecedores e lareiras para nos mantermos quentes, o risco de incêndio aumenta bem como o de intoxicação por monóxido de carbono. A exposição a baixas temperaturas, no interior e no exterior, pode causar riscos sérios ou letais para a saúde.

Hipotermia
Quando exposto a baixas temperaturas, o corpo perde calor mais depressa do que o que consegue produzir. O resultado é hipotermia (temperatura corporal excessivamente baixa), que afeta o cérebro, fazendo com que a vítima não pense claramente nem se mova com a facilidade habitual. A hipotermia é mais frequente quando a temperatura ambiente é muito baixa, mas poderá acontecer com temperaturas superiores se uma pessoa arrefecer com a chuva, suor ou submersa em água fria. São vários os sinais de aviso:
– Adultos: tremores, exaustão, confusão, mãos inquietas, perda de memória, fala “lenta”/baralhada/ confusa, sonolência,
– Crianças: pele muito vermelha e fria, apatia.
O que fazer? Se notar alguns destes sinais procure ajuda médica. Em caso de emergência ligue para o número nacional de emergência do país onde reside (em Portugal, o 112). Aqueça a pessoa da seguinte forma: coloque a vítima num quarto quente ou num abrigo; se a vítima estiver com a roupa molhada retire-a; aqueça a parte central do corpo, primeiro, utilizando um cobertor. Bebidas quentes podem ajudar no aumento da temperatura corporal mas não ofereça bebidas alcoólicas. Não tente dar de beber a uma pessoa inconsciente. Após a temperatura do corpo ter subido mantenha a pessoa seca e quente enrolada num cobertor incluindo cabeça e pescoço.

Queimaduras pelo frio

Queimaduras pelo frio são lesões causadas por congelação, que condicionam perda de sensibilidade e de cor nas zonas afetadas. Atingem mais frequentemente o nariz, orelhas, bochechas, queixo, dedos das mãos e dos pés. O risco de queimaduras aumenta nas pessoas com insuficiência vascular e em pessoas vestidas desadequadamente para temperaturas frias.
Como reconhecer queimaduras pelo frio?
Ao primeiro sinal de vermelhidão ou dor em qualquer zona da pele, saia do frio e proteja a pele exposta, porque as queimaduras poderão estar a começar.
Qualquer dos seguintes sinais poderão indicar queimaduras:
– Área da pele branca ou acinzentada, pele invulgarmente firme ou cerosa, formigueiro.
A vítima muitas vezes não tem consciência das queimaduras porque os tecidos congelados estão adormecidos. Então, o que fazer?
Se detetar sinais de queimaduras procure ajuda médica. Uma vez que tanto as queimaduras e a hipotermia resultam da exposição ao frio, primeiro determine se a vítima mostra sinais de hipotermia (situação séria que requer ajuda médica), como descrito anteriormente.
Se existirem queimaduras sem sinais de hipotermia e não existir auxílio médico imediato, proceda da seguinte forma:
– Vá para um quarto quente logo que possível; só em caso de necessidade absoluta ande com pés ou dedos queimados; submerja a área afetada em água morna – não quente (a temperatura deverá ser confortável ao toque nas áreas do corpo não afetadas), ou aqueça a área afetada com calor corporal; não esfregue a área queimada com neve ou sequer a massaje, pois pode causar mais danos; não use compressas aquecedoras ou fontes de calor para aquecer uma vez que as áreas afetadas estão dormentes e poderão queimar facilmente.
Estes procedimentos não substituem os cuidados médicos apropriados. A hipotermia é uma emergência médica e as queimaduras devem ser avaliadas por pessoal de saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.