TAP mantém escala em Dacar para Bissau e não sabe quando retoma voos diretos

Data:

A TAP “vai manter o mesmo esquema” de transporte de passageiros de Lisboa até Bissau na quinta-feira, disse esta terça-feira à Lusa um porta-voz da instituição, acrescentando que não há previsão sobre quando vão ser retomados os voos diretos.

“[No próximo voo] vamos manter o mesmo esquema que temos seguido até hoje, ou seja, os passageiros voam pela TAP de Lisboa até Dacar, e lá embarcam num voo fretado à Senegal Airlines para fazer o voo de Dacar até Bissau”, disse à Lusa o porta-voz da TAP, António Monteiro, acrescentando que no sentido inverso (Bissau-Lisboa) “o esquema é o mesmo: o avião apanha os passageiros em Dacar, vindos de Bissau, e transporta-os até Lisboa”.

Questionado sobre quando poderão ser retomados os voos, que até ao princípio do mês eram diretos entre Lisboa e Bissau, António Monteiro disse não ter uma previsão.

A tripulação do voo da TAP entre Bissau e Lisboa de terça-feira, 10 de dezembro, foi ameaçada e obrigada por autoridades guineenses a transportar 74 passageiros com passaportes falsos, o que levou a transportadora aérea portuguesa a cancelar os voos diretos entre os dois países.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, considerou que se tratou de “um ato próximo do terrorismo” e foi criada na Guiné-Bissau uma comissão para investigar o assunto, liderada pelo ministro da Justiça, Saido Baldé, que deverá apresentar conclusões até quarta-feira.

A greve da função pública na Guiné-Bissau impediu na segunda-feira a audição em tribunal de um homem suspeito de recrutar os passageiros com passaportes falsos que viajaram num voo da TAP até Lisboa, disse à Lusa fonte policial.

O homem, residente em Bissau, foi detido na sexta-feira pela Polícia Judiciária guineense, sob suspeita de que terá acompanhado os cidadãos estrangeiros, presumivelmente sírios, de Marrocos até à capital guineense, referiu a mesma fonte.

A polícia recebeu garantias de que hoje haverá um juiz e outros magistrados disponíveis para que o suspeito seja ouvido para determinação das medidas de coação.

No seguimento deste caso e do cancelamento das viagens diretas entre Lisboa e Bissau, o país prepara-se para “muito brevemente” criar a sua própria companhia aérea, anunciou o presidente do conselho de administração da Agência de Aviação Civil, Nuno Na Bian.

Sem apontar datas nem outros detalhes, aquele responsável afirmou, no domingo, que o Governo de transição “está a trabalhar afincadamente” na concretização da ideia: “Como se pode ver recentemente, a TAP cancelou os voos para Bissau. Temos problemas para ter voos para Dacar. Este governo de transição, em colaboração com outras instituições, tem vindo a trabalhar na busca de soluções”, observou Na Bian.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.