Portugal está a perder cidadãos nacionais e imigrantes

Data:

Portugal tem vindo a perder cidadãos nacionais para outras paragens e, simultaneamente, a atrair cada vez menos imigrantes, tendência que, não sendo nova, também não parece estar em vias de desaparecer.
A tendência de abandono – de nacionais e imigrantes – já foi reconhecida pelo próprio Governo quando afirmou a intenção de captar “pessoas que ajudem a contrariar esta dinâmica de saída de jovens portugueses”.  
Em concreto, o Executivo quer criar uma agência para atrair “quadros de empresas, estudantes, investigadores e investidores”. Esta “importação de cérebros” é uma resposta a duas tendências assinaladas em 2012 e que parecem ter vindo para ficar: mais nacionais estão a deixar Portugal e menos imigrantes estão a chegar.  
De acordo com o último relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), quase 20 mil imigrantes deixaram Portugal em 2012, o mesmo é dizer que a população estrangeira residente diminuiu 4,5 por cento. A 31 de dezembro de 2012, viviam em Portugal 417.042 imigrantes.
Outra das tendências tem sido a saída de cidadãos nacionais, muitos dos quais jovens qualificados, na sequência da crise e do desemprego.
Segundo dados mundiais divulgados em outubro, quase milhão e meio de portugueses estão emigrados, dez por cento dos quais com educação superior, em países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).
Estes números fazem de Portugal o segundo Estado-membro com maior taxa de emigração (14,2 por cento) no espaço da OCDE, só abaixo da Irlanda (16,1).
De acordo com o mais recente boletim do Banco de Portugal, de setembro, as remessas de portugueses no estrangeiro subiram 10,8 por cento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.