Suíça: Portugueses trabalham maioritariamente na indústria e comércio

Data:

As áreas da indústria e do comércio, são as que empregam mais emigrantes portugueses na Suíça, revelam dados divulgados na passada semana pelo Observatório Federal das Estatísticas (OFS) suíço. Entre os 160 mil portugueses ativos no mercado do trabalho suíço, 40 mil estão na indústria e outros 40 mil no comércio. Os portugueses mantêm uma taxa de atividade laboral de 87,1 por cento, sendo os indivíduos entre 25 e 39 anos que registam a maior atividade, com 94.4 por cento.
Sendo um dos países menos atingidos pela crise, as autoridades suíças assinalaram, de maneira geral, um aumento da mão-de-obra estrangeira. Entre o terceiro trimestre de 2012 e o terceiro trimestre de 2013, o número de trabalhadores estrangeiros aumentou de 3,2 por cento, enquanto o número de trabalhadores suíços diminuiu 0,5 por cento, de acordo com os dados do OFS. “Há uma forte imigração na Suíça, o que faz que a proporção de trabalhadores estrangeiros aumente em relação à proporção de trabalhadores suíços” comentou Magnus Fink, técnico de estatísticas no OFS, acerca destes resultados.
Este trimestre, os trabalhadores estrangeiros atingiram cerca de 1,4 milhões e os suíços passaram a 3,4 milhões. Os estrangeiros titulares de autorizações de trabalho de curta duração, na Suíça há menos de 1 ano, atingiram a maior progressão, aumentando 10,7 por cento em relação ao mesmo período no ano anterior e subindo 18%, em relação ao segundo trimestre de 2013.
A taxa de desemprego na Suíça passou de de 4,3 por cento no terceiro trimestre 2012 para 4,7 por cento no mesmo período de 2013.
Na Suíça contabiliza-se 8,5 por cento de desempregados estrangeiros contra 3,4 por cento de desempregados suíços no terceiro trimestre. Os imigrantes provenientes de países da União Europeia representam 5,6 por cento dos desempregados e os estrangeiros de outros países 15 por cento. Como em Portugal, no terceiro trimestre de 2013, os jovens entre 15 e 24 anos são uma das populações mais vulneráveis, com 10,4 por cento de desempregados, contra 36,5 por cento em Portugal. Dados recentes do observatório federal das migrações indicam que chegaram 15.874 portugueses à Suíça até agosto de 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.