A Universidade do Minho (UMinho) foi distinguida nos «World Technology Awards» pelo interface educativo ‘t-words’ que permite às crianças explorarem de forma lúdica sons, palavras e frases. Em comunicado enviado à agência Lusa, a UMinho explica que o galardão é uma “iniciativa mundial distingue os trabalhos que estão a criar o século XXI e que serão provavelmente os mais importantes a longo prazo nas suas áreas”.
O ‘t-word’, concebido pelos investigadores Cristina Sylla, Sérgio Gonçalves, Pedro Branco e Clara Coutinho no engageLab, um laboratório incorporado no centro Algoritmi da UMinho, foi distinguido na área de ‘Entretenimento’, numa cerimónia que ocorreu em Nova Iorque. “Pensamos que (o ‘t-word’) poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia”, diz Pedro Branco, coordenador do engageLab e professor do Departamento de Sistemas de Informação. A tecnologia, “é constituída por blocos físicos que podem ser gravados e recombinados de modo a reproduzir diferentes combinações sonoras”, pelo que os mais novos participam assim em diferentes atividades “enquanto desenham na superfície dos blocos, criando pequenas narrativas visuais e sonoras”. A instituição aponta, deste modo, que o ‘t-words’ pode “ajudar a combater problemas de literacia nas crianças”.
Os «World Techonology Awards» são promovidos pela World Technology Network, com parceria da CNN, do NASDAQ e das revistas Time, Fortune e Science, entre outros.
O ‘t-word’, concebido pelos investigadores Cristina Sylla, Sérgio Gonçalves, Pedro Branco e Clara Coutinho no engageLab, um laboratório incorporado no centro Algoritmi da UMinho, foi distinguido na área de ‘Entretenimento’, numa cerimónia que ocorreu em Nova Iorque. “Pensamos que (o ‘t-word’) poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia”, diz Pedro Branco, coordenador do engageLab e professor do Departamento de Sistemas de Informação. A tecnologia, “é constituída por blocos físicos que podem ser gravados e recombinados de modo a reproduzir diferentes combinações sonoras”, pelo que os mais novos participam assim em diferentes atividades “enquanto desenham na superfície dos blocos, criando pequenas narrativas visuais e sonoras”. A instituição aponta, deste modo, que o ‘t-words’ pode “ajudar a combater problemas de literacia nas crianças”.
Os «World Techonology Awards» são promovidos pela World Technology Network, com parceria da CNN, do NASDAQ e das revistas Time, Fortune e Science, entre outros.
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