Ecopista chega ao centro de Monção

Data:

A ecopista do rio Minho, que começou a nascer em 2004 com o reaproveitamento da desativada linha ferroviária desde Valença, vai chegar em março próximo ao centro de Monção, anunciou a autarquia local.
Trata-se da quarta fase da obra, unindo a ponte internacional, entre aquela vila e Salvaterra do Minho (Galiza), ao centro histórico de Monção, concretizada através de um investimento de 100 mil euros, já em fase final de execução, indicou fonte municipal. A ecopista do rio Minho, entre Valença e Monção, tem atualmente uma extensão que ronda os 18 quilómetros e o primeiro troço abriu ao público a 14 de novembro de 2004, resultando da transformação da antiga linha ferroviária que ligava aqueles dois concelhos, desativada a 31 de dezembro de 1989.
Prolongando-se ao longo da margem portuguesa do rio Minho, esta via implicou um investimento total já superior a um milhão de euros, nomeadamente na colocação de um piso próprio, e resultou de um contrato de concessão assinado entre a empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária nacional (REFER) e as duas câmaras envolvidas no projeto. Esta quarta fase da obra, com um quilómetro de extensão, tem inauguração agendada já para 12 de março e vai levar a ecopista ao centro histórico de Monção, através da Porta de Salvaterra, uma das entradas da fortaleza da vila.
Entretanto, a quinta fase está a ser projetada pelo município e consistirá, explicou a mesma fonte, no prolongamento da via para o parque termal, através de um percurso paralelo às muralhas de Monção. Esta ecopista, segundo a autarquia de Monção, é “muito frequentada por portugueses e espanhóis”, para utilização pedonal ou com bicicleta, apelando ao longo do seu percurso “à memória ferroviária” do país.
Foi classificada como a quarta melhor ecopista da Europa, no âmbito de um encontro europeu de vias verdes realizado em 2009, na Bélgica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.