Investigadores portugueses desenvolvem «Enólogo Digital»

Data:

O «Enólogo Digital», um processo que vai permitir caracterizar e aprofundar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento do Vinho Madeira, está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores das Universidades de Coimbra e da Madeira, em parceria com a empresa Madeira Wine Company.
Este novo modelo tem por objetivo “salvaguardar as características” que tornam o Vinho Madeira único e “garantir a máxima qualidade em cada colheita”, explica um comunicado divulgado pela Universidade de Coimbra (UC).
O que os investigadores propõem é um modelo “desenvolvido e validado a partir de informação útil imersa num vasto conjunto de dados recolhidos do processo de envelhecimento, capaz de identificar a tendência evolutiva para o vinho em análise, tendência essa decorrente da complexidade das reações que ocorrem durante o seu processo de maturação”, explica a nota da UC.
O «Enólogo Digital», deverá mostrar por exemplo, “quais os compostos mais importantes para explicar o comportamento dinâmico do envelhecimento do Vinho Madeira e que podem ser considerados marcadores do seu estado de maturação”, explica a investigadora Cristina Pereira.
Ao radiografar e analisar o que se passa no vinho ao longo do tempo, este modelo “consegue prever e detetar desvios na estrada do envelhecimento, podendo ajudar na adoção de medidas corretivas caso surja algum problema, bem como evitar perdas económicas futuras”, revela ainda a UC. O conhecimento detalhado das caraterísticas do Vinho Madeira permitirá ainda detetar práticas abusivas de comercialização, protegendo a identidade deste produto único.
O «Enólogo Digital» promete ainda ser uma ferramenta importante de auxílio aos enólogos, permitindo-lhes tomar decisões em tempo útil, quanto ao futuro do vinho de uma determinada colheita, com base em várias fontes de variabilidade importantes – zona de cultivo, condições climatéricas, leveduras, etc. – e que podem afetar o percurso do envelhecimento do vinho.
A ferramenta indica se o vinho de uma determinada colheita apresenta potencial para atingir o nível de qualidade pretendido.
Os investigadores vão agora focar-se na possibilidade de desenvolver métodos corretivos a eventuais desvios detetados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.