Filmes portugueses integram festival de cinema de Toronto

Data:

– Os filmes «Bobo», de Inês Oliveira, «A batalha de Tabatô», de João Viana, «Redemption», de Miguel Gomes, e «O corpo de Afonso», de João Pedro Rodrigues, integram o Festival de Cinema de Toronto, que decorrerá entre 5 e 15 de setembro, no Canadá.

A programação do festival dá conta da presença da longa-metragem de Inês Oliveira, na estreia internacional do filme, depois de ter competido no festival IndieLisboa. «Bobo», primeira ficção portuguesa a retratar o tema da mutilação genital feminina, conta a história da relação entre duas mulheres, Sofia, portuguesa, e Mariama, guineense, com diferentes “maneiras de estar no mundo”.
Quando o filme passou no IndieLisboa, Inês Oliveira explicou à agência Lusa que decidiu filmar rodá-lo depois de conhecer uma mulher guineense. “Sabia muito pouco sobre o assunto (mutilação genital feminina) e tinha aversão, e ainda hoje tenho, mas não conseguia contextualizar”, contou Inês Oliveira, que optou por tratar o tema “do ponto de vista do simbólico e não analisá-lo tanto do ponto de vista físico”.
Em Toronto será ainda exibida a longa-metragem «A batalha de Tabatô», de João Viana, outro filme no contexto da Guiné-Bissau, descrito pela organização do festival como uma “meditação alegórica sobre os tormentos da atualidade”, naquele país africano. João Viana, que nunca tinha estado na Guiné-Bissau, viajou para Tabatô, uma aldeia de músicos mandingas, e veio de lá com dois filmes, uma longa e uma curta-metragem. “Da mesma maneira que nós temos um olhar viciado para com eles – olhamos sempre de cima do cavalo, estamos com o olhar sujo, eles também nos olham de baixo para cima”, comparou.
A par daquelas duas longas-metragens, Toronto selecionou ainda duas curtas portuguesas. «O corpo de Afonso», de João Pedro Rodrigues, filme produzido durante Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012  exibido em Locarno, “apresenta uma pesquisa brilhante e idiossincrática sobre a fascinação antiga de Portugal pelo corpo do primeiro rei, Afonso Henriques”, descreveu a organização.
A este filme junta-se ainda «Redemption», curta-metragem que Miguel Gomes exibirá no festival de Veneza e só depois em Toronto. O filme é uma ficção de 26 minutos co-produzida com França, Alemanha e Itália e acompanha quatro personagens em épocas distintas à procura da redenção – uma criança em Portugal, em 1975, um idoso em Milão, em 2011, um pai em Paris, em 2012 e uma noiva em Leipzig, em 1977.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.