– Os filmes «Bobo», de Inês Oliveira, «A batalha de Tabatô», de João Viana, «Redemption», de Miguel Gomes, e «O corpo de Afonso», de João Pedro Rodrigues, integram o Festival de Cinema de Toronto, que decorrerá entre 5 e 15 de setembro, no Canadá.
A programação do festival dá conta da presença da longa-metragem de Inês Oliveira, na estreia internacional do filme, depois de ter competido no festival IndieLisboa. «Bobo», primeira ficção portuguesa a retratar o tema da mutilação genital feminina, conta a história da relação entre duas mulheres, Sofia, portuguesa, e Mariama, guineense, com diferentes “maneiras de estar no mundo”.
Quando o filme passou no IndieLisboa, Inês Oliveira explicou à agência Lusa que decidiu filmar rodá-lo depois de conhecer uma mulher guineense. “Sabia muito pouco sobre o assunto (mutilação genital feminina) e tinha aversão, e ainda hoje tenho, mas não conseguia contextualizar”, contou Inês Oliveira, que optou por tratar o tema “do ponto de vista do simbólico e não analisá-lo tanto do ponto de vista físico”.
Em Toronto será ainda exibida a longa-metragem «A batalha de Tabatô», de João Viana, outro filme no contexto da Guiné-Bissau, descrito pela organização do festival como uma “meditação alegórica sobre os tormentos da atualidade”, naquele país africano. João Viana, que nunca tinha estado na Guiné-Bissau, viajou para Tabatô, uma aldeia de músicos mandingas, e veio de lá com dois filmes, uma longa e uma curta-metragem. “Da mesma maneira que nós temos um olhar viciado para com eles – olhamos sempre de cima do cavalo, estamos com o olhar sujo, eles também nos olham de baixo para cima”, comparou.
A par daquelas duas longas-metragens, Toronto selecionou ainda duas curtas portuguesas. «O corpo de Afonso», de João Pedro Rodrigues, filme produzido durante Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012 exibido em Locarno, “apresenta uma pesquisa brilhante e idiossincrática sobre a fascinação antiga de Portugal pelo corpo do primeiro rei, Afonso Henriques”, descreveu a organização.
A este filme junta-se ainda «Redemption», curta-metragem que Miguel Gomes exibirá no festival de Veneza e só depois em Toronto. O filme é uma ficção de 26 minutos co-produzida com França, Alemanha e Itália e acompanha quatro personagens em épocas distintas à procura da redenção – uma criança em Portugal, em 1975, um idoso em Milão, em 2011, um pai em Paris, em 2012 e uma noiva em Leipzig, em 1977.
Quando o filme passou no IndieLisboa, Inês Oliveira explicou à agência Lusa que decidiu filmar rodá-lo depois de conhecer uma mulher guineense. “Sabia muito pouco sobre o assunto (mutilação genital feminina) e tinha aversão, e ainda hoje tenho, mas não conseguia contextualizar”, contou Inês Oliveira, que optou por tratar o tema “do ponto de vista do simbólico e não analisá-lo tanto do ponto de vista físico”.
Em Toronto será ainda exibida a longa-metragem «A batalha de Tabatô», de João Viana, outro filme no contexto da Guiné-Bissau, descrito pela organização do festival como uma “meditação alegórica sobre os tormentos da atualidade”, naquele país africano. João Viana, que nunca tinha estado na Guiné-Bissau, viajou para Tabatô, uma aldeia de músicos mandingas, e veio de lá com dois filmes, uma longa e uma curta-metragem. “Da mesma maneira que nós temos um olhar viciado para com eles – olhamos sempre de cima do cavalo, estamos com o olhar sujo, eles também nos olham de baixo para cima”, comparou.
A par daquelas duas longas-metragens, Toronto selecionou ainda duas curtas portuguesas. «O corpo de Afonso», de João Pedro Rodrigues, filme produzido durante Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012 exibido em Locarno, “apresenta uma pesquisa brilhante e idiossincrática sobre a fascinação antiga de Portugal pelo corpo do primeiro rei, Afonso Henriques”, descreveu a organização.
A este filme junta-se ainda «Redemption», curta-metragem que Miguel Gomes exibirá no festival de Veneza e só depois em Toronto. O filme é uma ficção de 26 minutos co-produzida com França, Alemanha e Itália e acompanha quatro personagens em épocas distintas à procura da redenção – uma criança em Portugal, em 1975, um idoso em Milão, em 2011, um pai em Paris, em 2012 e uma noiva em Leipzig, em 1977.