Portugueses no País de Gales querem aulas de português para crianças

Data:

A comunidade portuguesa no País de Gales, no Reino Unido, está a organizar-se para reivindicar aulas de português para as crianças e melhorar a imagem na região de Wrexham, disse à Lusa uma das promotoras, Iolanda Viegas.
Para 26 de setembro está marcado um workshop com a presença da coordenadora do ensino do Português no Reino Unido, Regina Duarte, da coordenadora regional do programa de apoio aos alunos que têm o inglês como língua adicional, Sherley Berry, da escritora Isabel Mateus, além de representantes das escolas e autoridades locais.
“Todas as outras comunidades têm apoio menos a nossa: nas escolas há aulas de polaco e de chinês. Também queremos que as escolas tenham aulas de português”, argumentou Iolanda Viegas à Lusa.
Ao atrair encarregados de educação, esta ativista espera por todas as partes interessadas em contacto para que esta aspiração se concretize em breve.
Há 13 anos na maior cidade do norte do País de Gales, onde começou por trabalhar em fábricas, Iolanda Viegas tornou-se ao longo do tempo intérprete voluntária e uma fonte de socorro quando os portugueses têm problemas com os serviços públicos.
Recentemente, aumentou na região o número de portugueses, que se estima rondar um milhar, que chegam para trabalhar em unidades industriais da zona, ampliando de um para três os estabelecimentos comerciais portugueses.  
Iolanda Viegas sente que há necessidade de unir a comunidade e aproximá-la das instituições e habitantes galeses. “Queremos acabar com as barreiras linguísticas e precisamos de identificar as pessoas com problemas. Queremos aulas de inglês para adultos e português para as crianças em idade escolar”, disse à Lusa.
Para outubro, aproveitando um apoio do Instituto Camões, está a organizar uma noite de fados. O objetivo é melhorar a imagem da comunidade em Wrexham, onde a “mentalidade retrógada e fechada” de muitos nativos, lamenta Iolanda Viegas, faz surgir atitudes xenófobas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.