O empate no dérbi de Alvalade, no sábado, entre o Sporting e o Benfica (1-1) beneficiou os portistas, que assim viram dois dos rivais perderem terreno, estando agora a dois pontos dos “leões” e a cinco dos “encarnados”.
Num jogo intenso, um golo do colombiano Freddy Montero e outro do sérvio Lazar Markovic, ambos a darem os primeiros passos na liga portuguesa, ditaram o desfecho do primeiro clássico da temporada.
Apesar de haver ainda muito campeonato para disputar, uma “mão cheia” de pontos de desvantagem entre FC Porto e Benfica, duas equipas que habituaram o futebol português a muito poucas cedências, é um facto que não deixa de ser relevante.
O que parece não deixar dúvidas é começarem a aparecer novos protagonistas na prova, como Freddy Montero, que lidera a lista de goleadores, com cinco tentos, Markovic, que viu fortalecidas as já grandes expectativas no seu futebol com o golo em Alvalade, e o também colombiano Juan Fernando Quintero, que mexe com os “dragões” quando é chamado a jogo.
O caráter solitário da liderança portista depende, porém, do encerramento da jornada, tendo em conta que Estoril-Praia e Académica apenas jogam hoje, 2 de setembro às 2’ horas (hora de Lisboa) e a equipa da Linha de Cascais pode igualar os “dragões” em caso de vitória.
Se isso acontecer, a Académica permanece no grupo das equipas que ainda não pontuaram no campeonato, juntamente com o Paços de Ferreira e o Belenenses, sendo que o emblema de Lisboa foi hoje batido em casa pelo Nacional da Madeira (2-3).
Também o Sporting de Braga acabou por contribuir para o isolamento portista no topo da tabela, já que os bracarenses cederam os primeiros pontos no terreno do Gil Vicente.
Neste dérbi minhoto, a equipa da casa logrou marcar o único tento, pelo brasileiro Luan Scapolan, aos 66 minutos, quando já estava reduzida a nove unidades, graças às expulsões de Danielson e Halisson.
Quem também perdeu a oportunidade de permanecer na liderança foi o Rio Ave, batido no terreno do Arouca, equipa somou os três primeiros pontos na sua estreia na principal prova nacional.
Também o Vitória de Setúbal se estreou a pontuar esta época, e logo com um resultado “gordo”, conseguido no terreno do Vitória de Guimarães, por 4-1, no sábado. Um resultado que tira os setubalenses da zona de despromoção (12.º) e mantém os vimaranenses no meio da tabela (oitavos, com quatro pontos).
Marítimo e Olhanense, que empataram 1-1 na Madeira, seguem com quatro pontos, nos 10.º e 9.º lugares, respetivamente.