O portugueses Emanuel Silva e João Ribeiro são os novos campeões do mundo de K2 500 metros. O feito foi conseguido em Duisburgo, na Alemanha, e fez história na canoagem portuguesa com o primeiro título mundial.
Portugal concluiu ontem, 1 de setembro, os Mundiais de canoagem fazendo história com a sua primeira medalha de ouro na mais importante prova internacional, com um triunfo de Emanuel Silva e João Ribeiro em K2 500, em Duisburgo, Alemanha.
A dupla portuguesa conquistou a medalha de ouro ao terminar a prova com um tempo de 1.32,662 minutos, superando a dupla da Bielorrússia, formada por Raman Piatrushenka e Vadzim Mkhneu (1.32,711), e da França, constituída por Sebastien Jouve e Maxime Beaumon (1.33,023), medalhas de prata e bronze, respetivamente. Esta é a quarta medalha de Portugal em Campeonatos do Mundo, a primeira de ouro.
A quarta medalha da história da canoagem em mundiais – três delas já no “reinado” do selecionador Ryszard Hoppe – surge num momento conturbado da modalidade, uma vez que Fernando Pimenta e Teresa Portela prescindiram da seleção: o limiano por não competir em K1 e a atleta do Benfica incompatibilizada com a equipa técnica.
A dupla portuguesa conquistou a medalha de ouro ao terminar a prova com um tempo de 1.32,662 minutos, superando a dupla da Bielorrússia, formada por Raman Piatrushenka e Vadzim Mkhneu (1.32,711), e da França, constituída por Sebastien Jouve e Maxime Beaumon (1.33,023), medalhas de prata e bronze, respetivamente.
Emanuel Silva (Sporting) e João Ribeiro (Benfica) já tinham conquistado o bronze nesta distância em 2011, tal como o terceiro posto nos 1.000 na Taça do Mundo do mesmo ano. O benfiquista já tinha sido vice-campeão do Mundo desta distância, com Fernando Pimenta.