Incêndios: Bombeiro de Valença em coma induzido

Data:

O bombeiro de Valença ferido na quinta-feira com várias queimaduras num incêndio naquele concelho está em coma induzido e ventilado, apresentando um prognóstico “muito reservado”, disse hoje à agência Lusa o presidente da corporação.

“Está com um prognóstico muito reservado uma vez que a área queimada tem a ver com a parte superior do corpo e as vias respiratórias. A recuperação vai depender muito da maneira como o organismo reagir aos tratamentos a que está a ser submetido”, explicou o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença, Luís Brandão Coelho.

O bombeiro, de 51 anos, foi transportado ao início da tarde de quinta-feira pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Valença para o hospital de Braga e pouco depois transferido para a unidade de queimados do Centro Hospitalar de Coimbra, face à gravidade dos ferimentos.

“A boa notícia é que a extensão dos ferimentos é menor do que a do diagnóstico inicial, passou de 30 para 20%, mas o problema é que a gravidade é maior. As queimaduras são de 3.º grau, numa zona crítica para a sua sobrevivência”, acrescentou Luís Brandão Coelho.

As principais queimaduras estendem-se pela zona da cabeça e do pescoço, pelo que nesta altura o bombeiro permanece em coma induzido e com respiração assistida.

“Vamos aguardar pelos próximos dias para ver se consegue regenerar o corpo e recuperar, que é o que todos desejamos”, apontou ainda.

O bombeiro integrava uma equipa de 16 homens que, ao início da tarde de quinta-feira, combatia as chamas na freguesia de Sanfins, em Valença, assumindo a função de motorista do Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), que também foi atingido pelas chamas.

“Ao tentar retirar a viatura foi envolvido nas chamas, numa reviravolta do fogo provocada pelo vento”, explicou, na ocasião, o presidente da corporação.

Trata-se de um elemento com “muita experiência” e que é voluntário desde 1987, precisou Brandão Coelho, admitindo que este caso tem vindo a afetar “psicologicamente” os restantes elementos daquela corporação.

Psicólogos do INEM e da Câmara de Valença estiveram na quinta-feira no quartel daquela corporação para apoiar os bombeiros que se encontravam no combate às chamas e que apresentarem sintomas de “stresse pós-traumático”, admitiu ainda o responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.