Há 12 incêndios em curso, cinco são “significativos”

Data:

Desde a meia-noite desta sexta-feira já tinham sido registados 137 fogos em todo o país, estando 12 ainda em curso. Desses, cinco têm dimensão “significativa”, segundo a classificação da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

 

A denominação aplica-se a “incêndios com mais de 2 horas ou mais de 10 veículos operacionais ou 3 ou mais meios aéreos pesados”, informa a ANPC.

O incêndio de maiores proporções em Portugal continuava a ser o que lavra na Serra do Caramulo (zona da freguesia de Guardão, concelho de Tondela, Viseu), que apresenta agora três frentes ativas. Estava às 12h30 de hoje, a ser combatido por 789 operacionais, tendo sido acionado por volta das 7 horas, o Grupo de Reforço para Ataque Ampliado de Santarém. A apoiá-los estão 248 veículos e quatro aviões bombardeiros, dois espanhóis e dois franceses e um helicóptero pesado Kamov. O incêndio, que está a consumir a zona da Serra do Caramulo, resulta de um reacendimento de um incêndio da semana passada que já tinha sido dominado no início desta semana.

Na zona de Duas Igrejas e  Ferreira de Aves, concelho de Sátão (distrito de Viseu), lavra desde as 9 horas de ontem, dia 29, um incêndio que consome três frentes de mato. está a ser combatido por 255 bombeiros apoiados por 71 veículo e quatro aviões bombardeiros médios anfíbios.

No concelho de Paredes (Porto), na zona de Além do Rio e Recarei lavra um incêndio com duas frentes que está a ser combatido por 194 operacionais e 55 veículos, apoiados por um helicóptero bombardeiro e ainda pelo Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais de Lisboa.

Outro incêndio considerado “significativo” está a consumir mato em Vilar, concelho de Santo Tirso (Porto). É combatido por 54 bombeiros apoiados por 16 veículos.

Outro incêndio lavra em Touro/Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro (Braga). Está a ser combatido por 50 operacionais e 10 veiculos.

Na zona de Fervença e de Ermelo no concelho de Mondim de Basto, (distrito de Vila Real) o incêndio que teve início na madrugada de terça-feira (dia 27) foi dominado hoje. Lavrava ontem em mato com três frentes, combatido por 324 operacionais apoiados por 100 veículos, dois helicópteros e dois aviões bombardeiros.

Foi na Serra do Caramulo que morreu ontem, quinta-feira, mais uma bombeira. Além da bombeira, de 21 anos que pertencia à corporação de Carregal do Sal, ao longo de toda a quinta-feira mais oito operacionais ficaram feridos com gravidade em episódios relacionados com três incêndios distintos: o de Tondela, um na Guarda e outro em Viana do Castelo. Ainda há a registar dois feridos ligeiros, um militar do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e um outro operacional, que também combatiam o fogo na freguesia de Santiago de Besteiros, onde morreu a bombeira. O número bombeiros mortos só neste Verão eleva-se assim para cinco. Três deles foram na Serra do Caramulo

Ao longo do dia de ontem, 29 de agosto, a ANPC registou um total de 413 ocorrências, para as quais foram mobilizados 6947 operacionais e 1903 veículos.
De acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela Lusa, meia dúzia de concelhos do Litoral Norte de Portugal Continental apresentam hoje risco máximo de incêndio.São os concelhos de Ponte da Barca e Caminha (Viana do Castelo), Gondomar e Valongo (Porto), Castelo de Paiva e Arouca (Aveiro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.