Incêndios: Fogo obriga a evacuar casas no Caramulo

Data:

O incêndio no Caramulo levou à evacuação de algumas casas por precaução, segundo confirmou à Renascença fonte do comando no local. 

Quem ali vive e trabalha tem passado dias muito difíceis como contou à rádio Renascença a proprietária de um café em Guardão, no Caramulo. “Há pessoas das aldeias que estão apavoradas: está difícil respirar e está tudo a arder “, descreve Nazaré Duarte, acrescentando que ninguém dormiu porque o fogo reacendeu e as pessoas têm medo. “Está um vento horrível que leva tudo à frente”, sublinhou. 

O presidente da Câmara de Tondela disse hoje à agência Lusa que o vento “brutal” está a dificultar o combate ao incêndio no Caramulo, mas que tem sido possível proteger até ao momento as povoações, bens e pessoas. “Para já tem-se conseguido proteger as populações, sobretudo no concelho de Tondela e de Oliveira de Frades (distrito de Viseu), mas a situação está muito difícil por causa do vento. É a maior dificuldade, é uma coisa enormíssima e brutal. Entretanto, já começaram a funcionar os meios aéreos, o que pode vir a ajudar a resolver alguns dos problemas que temos”, adiantou Carlos Marta.

O autarca informou que existe apenas informação de uma habitação que foi atingida pelas chamas em Oliveira de Frades, e assinalou que o fogo está a avançar em direção a Agadão, no concelho de Águeda, já no distrito de Aveiro. “Se o vento não parar, vai ser muito complicado”, sublinhou, acrescentando que neste momento “ninguém faz previsões” quanto a um eventual epílogo deste incêndio, que na última noite atravessou várias zonas habitadas.

“Já atravessou várias populações, grande parte dos meios dos bombeiros esteve na proteção das habitações, que são várias espalhadas por toda a serra”, afirmou à Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Viseu, António Ribeiro. O comandante explicou que na Serra do Caramulo há uma grande dispersão de habitações, aldeias e pequenas aldeias e algumas casas isoladas, sendo que a situação está mais calma, mas os bombeiros continuam a defender as povoações.

O fogo, que tem duas frentes activas, passou do concelho de Tondela para o de Águeda. A combatê-lo estão 499 operacionais, apoiados por 156 veículos e cinco meios aéreos, entre os quais quatro aviões bombardeiros pesados. “Atravessou várias populações, grande parte dos meios dos bombeiros esteve na protecção das habitações, que são várias espalhadas por toda a serra”, afirmou o Comandante Distrital de Operações de Socorro, António Ribeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.