A 17ª Gala Anual dos Prémios de Liderança da PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States – Conselho de Liderança Luso-Americana dos Estados Unidos) realiza-se este ano a 2 de Novembro, na cidade de San Diego, estado da Califórnia. John Rebelo, antigo banqueiro e um dos fundadores da Palcus, vai presidir à Gala, que terá como mestre de cerimónias a jornalista luso-americana Cristina Mendonsa. A celebrar 22 anos de fundação, a PALCUS vai atribuir este ano sete prémios a portugueses e luso descendentes que se destacaram junto da comunidade e nos Estados Unidos, em areas diversas.
Este ano, a PALCUS vai atribuir sete prémios, entregues a portugueses e luso descendentes, em areas que vão do associativismo à ciência, da cultura à economia.
O prémio Fundadores será entregue a Joe da Rosa, enquanto o Comité do Festival Cabrillo de San Diego receberá o prémio Liderança ao Serviço da Comunidade. Natalie Batalha, astrofísica, professora assistente de física e astronomia na Universidade de San José e pesquisadora associada na NASA, para a detecção de planetas extra-solares e astrofísica estelar receberá o Prémio Realização Cientifica.
O prémio Empreendedorismo de Negócios vai ser entregue a Cidalia Luis Akbar, presidente da M. Luis Construction, enquanto o prémio Serviço Corporativo Comunitário irá distinguir a TAP (Transportadora Aérea Portuguesa). Este ano, o prémio Jovem Promessa Luao Americana vai galardoar a jovem fadista Natalie Pires Cardoso. Já o prémio Realização Artística sera entregue ao pintor e escultor João de Brito.
A gala terá como mestre de cerimónias a luso-americana Cristina Mendonsa, jornalista e apresentadora na KXTV, televisão afiliada à ABC. Ao longo da carreira, Cristina Mendonsa recebeu inúmeras homenagens profissionais, incluindo dois prémios Emmy, um prémio Murrow nacional, um prêmio de excelência para mulheres americanas em rádio e televisão e, mais recentemente, um prêmio da Aliança Nacional da Doença Mental, para uma série de reportagens sobre doenças mentais em estudantes universitários.
Fundada em 1991 com a missão dar a conhecer e defender os interesses nacionais e internacionais da comunidade luso-americana, a PALCUS prioriza as relações com o governo, a promoção de uma maior consciência de realizações da comunidade e o reforço de laços cada vez mais fortes entre os Estados Unidos e Portugal, intervindo ainda junto dos órgãos do poder americano em assuntos de interesse para a comunidade luso-americana.
Ana Grácio Pinto