Rotas dedicadas às tabernas e aos rebanhos nascem em Beja

Data:

Duas novas rotas turísticas vão “nascer” no distrito de Beja, uma delas dedicada às tabernas da região e a outra aos antigos percursos dos rebanhos em busca de pastagens.
A Rota das Tabernas e a Rota dos Rebanhos (ou da Transumância) são uma iniciativa da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), que espera tê-las a funcionar “no final de setembro ou inícios de outubro”, disse à agência Lusa Jorge Revez, presidente da ADPM. A Rota das Tabernas, que vai passar por sete concelhos do distrito (Mértola, Beja, Castro Verde, Ourique, Almodôvar, Serpa e Vidigueira) nesta primeira fase, é mais abrangente do que a dos Rebanhos, que só incide, para já, em Mértola.
Quanto à Rota dos Rebanhos, que pode, numa segunda fase, vir a incluir concelhos limítrofes ao de Mértola, vai “recriar os percursos tradicionais dos pastores, quando deslocavam os rebanhos para as planícies ou montanhas, consoante a época do ano, em busca de pastagens”. Os visitantes que aderirem à rota vão poder “acompanhar os pastores, apreciar tudo o que se passava e que ainda se passa, em alguns dos caminhos, e ‘meter as mãos na massa’ do que existe à volta do pastoreio dos rebanhos”, explicou Jorge Revez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.