Portugal teve crescimento económico de 1,1% no segundo trimestre

Data:

Ao fim de dez trimestres consecutivos em contração, a economia portuguesa interrompeu o ciclo recessivo dos últimos dois anos e conseguiu crescer pela primeira vez no segundo trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) a registar uma progressão em cadeia de 1,1%. Para o crescimento entre Abril e Junho contribuíram a quebra menos acentuada do investimento, nomeadamente no setor da construção, e o aumento das exportações numa altura em que também a zona euro interrompeu o ciclo recessivo (cresceu 0,3% face ao primeiro trimestre).
Mas os dados que o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou, onde é avançada a estimativa do PIB português, não significam que 2013 deixará de ser um ano de recuo da atividade económica no país. O desempenho da economia entre Abril e Junho continua a ser inferior ao observado no mesmo período do ano passado, registando-se uma quebra homóloga do PIB de 2%.
E, apesar da recuperação face aos três primeiros meses do ano, 2013 continuará a ser um ano de travão no consumo privado, no investimento e na procura interna, num contexto marcado por níveis de desemprego historicamente elevados. Se, para a zona euro, se prevê uma recuperação gradual – com a Alemanha a assumir o papel de motor da moeda única e com França a sair da recessão –, para Portugal, a perspectiva é de que a atividade económica caia menos na segunda metade do ano, em parte à boleia do aumento das exportações.
Para isso, terá de contar com uma conjuntura externa mais robusta, em que será determinante o desempenho da zona euro, ainda a recuperar do mais longo período de recessão desde a criação da moeda única. É para lá que seguem mais de dois terços dos produtos exportados por Portugal (sobretudo para Espanha, Alemanha e França, que, juntos, representam 47% de todas as exportações portuguesas). E para a estabilização da atividade económica até ao final do ano será decisivo o desempenho destes principais parceiros comerciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.