«A Gaiola Dourada» finalmente num cinema perto de si…

Data:

Aguardado com muita expectativa, o longa-metragem «A Gaiola Dourada», chega hoje finalmente a Portugal. Em cartaz nos cinemas ZON Lusomundo por todo o país, o filme do luso-francês Ruben Alves é uma emocionante mas bem humorada homenagem à comunidade portuguesa em França, e traz no elenco Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Maria Vieira, além de atores luso-franceses, como Jaqueline Corado da Silva, Bárbara Cabrita e Jean Pierre Martins. A ante-estreia foi em Lamego, com o filme e o elenco a serem ovacionados de pé pelo público.

É uma história portuguesa, com certeza. E de sucesso…

Lançado em Abril em França, «A Gaiola Dourada» («La Cage Doreé», no original) ultrapassou na ultima semana de maio a marca de um milhão de espectadores naquele país. O sucesso fez-se sentir também no Luxemburgo, Bélgica e Suíça. Por cá, o percurso deverá ser o mesmo. Até porque é grande a expectativa do público nacional, e além disso, não serão poucos os emigrantes residentes em França, que estão em férias em Portugal este mês e irão aproveitar para ver ou rever o filme.

Recentemente, numa entrevista a este jornal, o realizador lembrou que “há no filme uma alma portuguesa”. “Foi «vendido» como uma comédia, mas muitas pessoas saem do cinema emocionadas. Sobretudo os portugueses. O filme é realmente uma maneira ligeira de tratar coisas profundas, porque a mensagem gira à volta da ligação ao país e do desenraizamento”, explicou Ruben Alves ao «Mundo Português.

Homenagem aos portugueses


Filho de uma porteira e de um pedreiro portugueses, Ruben Alves partiu do seu percurso pessoal para realizar um longa-metragem que é uma homenagem sentida mas bem-humorada, à comunidade portuguesa em França. E às raízes lusas que orgulhosamente preserva. O pai é natural de Guimarães, a mãe de Valpaços e o jovem ator e realizador de 33 anos tem casa em Lisboa. Essa “ligação muito forte a Portugal” que o fez integrar-se “na vida portuguesa, na cultura, a sentir mesmo o país”, como confessou a este jornal, foi um elemento importante no decisão de contar uma história portuguesa que chega-se ao público francês e de outros países.

O filme retrata um casal de emigrantes que está naquele país há 30 anos, ela porteira (interpretada por Rita Blanco), ele trabalhador da construção civil (o ator Joaquim de Almeida. Com sucessivas cenas cómicas, o filme retrata a perspetiva do regresso da família a Portugal, por ter recebido de herança uma grande quinta no Douro. Esse regresso anunciado vai colocar uma série de problemas à família Ribeiro, aos franceses que vivem no prédio de que a porteira portuguesa toma conta e ao patrão de José, que vão fazer de tudo para não perderem o casal. Para além do elenco português e luso-francês participam no filme os atores Chantal Lauby, Roland Giraud, Lannick Gautry, Nicole Croisille e Alice Isaaz.

A antestreia nacional no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, a 22 de julho, foi uma mostra das reacções que o filme deverá causar um pouco por todo o país. Muitas gargalhadas, algumas lágrimas e uma ovação de pé: foi essa a reacção do público ao filme e ao elenco presente na projeção.

Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.