O Presidente da República transmitiu esta quinta-feira ao rei e ao povo de Espanha o “profundo pesar” e a “sentida solidariedade” do povo português e do próprio Cavaco Silva perante o acidente de Santiago de Compostela, que matou 78 pessoas.
Numa mensagem de condolências enviada a Juan Carlos, a quem se dirige como “Majestade, Caro Amigo”, Cavaco Silva pede ao rei de Espanha que transmita às famílias das vítimas as “sinceras condolências” dos portugueses.
“Neste momento difícil, o nosso pensamento está com todos aqueles que foram atingidos e, em particular, com quantos sofreram a dor de perdas humanas”, diz o chefe de Estado, que afirma ter recebido a notícia do acidente “com a mais profunda consternação”.
“Quero transmitir a Vossa Majestade e ao Povo Espanhol, em nome do Povo Português e no meu próprio, os sentimentos do nosso mais profundo pesar e a expressão da nossa sentida solidariedade”, acrescenta.
Na sua mensagem, divulgada na página da Presidência da República Portuguesa na Internet, Cavaco Silva exprime ao rei o seu reconhecimento e a sua “mais elevada consideração e estima pessoal”.
O acidente ocorreu na quarta-feira às 20:45 locais (19:45 em Lisboa) quando um comboio de alta velocidade que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol descarrilou a três quilómetros de Santiago de Compostela.
Segundo o último balanço feito pelo delegado do governo de Espanha na Galiza, Samuel Juárez, pelo menos 78 pessoas morreram e outras 130 ficaram feridas, cerca de 20 das quais estão em estado crítico.