Milhares de pessoas na “Maior aula de judo do Mundo” em Matosinhos

Data:

“A maior aula de Judo do Mundo/Mandela Day” teve lugar na praia de Matosinhos, um evento de caráter social concebido pelo ex-judoca Nuno Delgado e que já vai na sua terceira edição. O evento reuniu todos os anos centenas de crianças, numa demonstração ao ar livre e que serve não só para a promoção do Judo, como para transmitir valores de “superação, autoconhecimento e solidariedade”.

Alguns milhares de pessoas participaram no passado dia 20, em Matosinhos, na “Maior aula de judo do Mundo” com a presença do antigo atleta olímpico Nuno Delgado, que visava homenagear Nelson Mandela, como “o senhor que inventou o judo”.
“Além dos participantes, alguns milhares, tivemos centenas de pessoas a assistir. Foi uma iniciativa fantástica. É impressionante ver como as pessoas se solidarizam e tornam uma tarde mágica, em volta de uma causa importante, uma causa social e de uma modalidade inclusiva. Quando nos envolvemos todos nestes momentos, é com felicidade que digo que o balanço é muito positivo”, disse Nuno Delgado, em declarações à Lusa.
De acordo com o antigo judoca, esta iniciativa que decorreu no concelho de Matosinhos, uniu várias forças: Polícia de Seguranças Pública, Exército e Polícia Marítima, em prole do “espírito do judo e das causas sociais”.
O evento partiu do mote: “Nelson Mandela foi o senhor que inventou o judo”. Assim, inicialmente marcada para o Dia Mundial da Criança, esta iniciativa que tem por fim “formar campeões para a vida”, envolveu a Escola de Judo Nuno Delgado e a Câmara Municipal de Matosinhos.
Esta foi a terceira edição consecutiva da “maior aula de judo do mundo” que, anteriormente, se realizou em Lisboa (2011) com cerca de quatro mil pessoas, e Porto (2012) com mais de cinco mil participantes.
“O espírito do judo é valorizado todos os dias. Valorizamos o judo como modalidade, com disciplina e rigor sociais. Ou seja, muitos valores sociais. Faço parte de uma equipa que promove o judo e a sua vertente social na sua grande plenitude. Sem toda a equipa e vários parceiros o Mandela Day não era possível. Aproveitamos estes eventos para fomentar nas gerações mais jovens estes valores de solidariedade, autoconhecimento e segurança”, concluiu.
O “Mandela Day – Maior aula de judo do Mundo”, em Matosinhos, teve som de “happy birthday mister president e da Orquestra de Jazz de Matosinhos. E contou com a presença do secretário de estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, bem como do embaixador da África do Sul em Portugal, país da naturalidade de Nelson Mandela, líder da África do Sul e Prémio Nobel da Paz (1993) que comemorou 95 anos, no passado dia 18 deste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.